As máquinas já podem ser vistas espalhando material para compactação nos primeiros 1,7 quilômetros de um total de cerca de 7,6 na Estrada Bananal, em Guaramirim. Esperada há anos, a obra de pavimentação e reestruturação da estrada está finalmente saindo do papel.

Com investimento de cerca de R$ 7 milhões oriundos de financiamento junto ao Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), o trecho terá, além da pavimentação, instalação de ciclovia, acostamento nas margens da via e troca da iluminação por LED.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Jiuvani Assis Assing, a previsão para conclusão da obra é de oito meses, mas a intenção é conseguir concluir antes do prazo estipulado.

“Se o tempo colaborar, a gente prevê ela antes de oito meses, mas depende de intempéries, da aprovação do projeto da Celesc. Se isso estiver pronto dentro dos próximos dias, eu imagino que a gente consiga sim atender essa expectativa de entregar antes”, afirma.

O projeto ao qual Assing se refere é o de mudança da rede elétrica, que foi encaminhado à Celesc. Assim que o município obtiver o parecer, que deve ser concluído nessa semana, devem ser implantados os novos postes da rede elétrica.

Mas o secretário ressalta que essa fase deve ficar para o próximo ano, uma vez que o recesso dos funcionários inicia na próxima sexta-feira (21).

Maior obra de Guaramirim

O secretário explica que, neste momento, a obra está na fase de espalhar o “rachão” para que haja a compactação com o solo para posterior colocação da capa asfáltica.

Assing ressalta a importância da obra para o desenvolvimento de Guaramirim. “Ela é uma obra estruturante para o município, é uma obra que vai trazer um crescimento não só populacional, mas de desenvolvimento daquela região, vai trazer novos investimentos e fazer com que aquela região cresça", comenta.

Além disso, o secretário destaca o potencial da localidade. "Foram mais de quatro mil lotes aprovados só naquela região, imagina o impacto que isso gera, essa obra é uma das situações que vai favorecer o desenvolvimento lá”, destaca.

Para o prefeito Luis Antônio Chiodini, a efetivação da obra é um marco para o município.

“É a maior obra realizada até hoje no município de Guaramirim. É uma obra importante, um eixo estruturante de desenvolvimento urbano que vai marcar uma nova etapa no desenvolvimento imobiliário de Guaramirim”, salienta.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?