O que você precisa saber sobre transporte integrado na Grande Florianópolis

Foto Ilustrativa

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 25/05/2018 - 15:25

Detalhes sobre diversas melhorias que a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano trará para a população serão apresentados no Seminário Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), na próxima segunda-feira (21), na UFSC, em Florianópolis. A proposta foi elaborada pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).

Durante o evento, o diretor técnico da Suderf, Célio Sztoltz, apresentará o projeto de reestruturação do transporte coletivo metropolitano, que inclui a reorganização da rede de linhas de ônibus da RMF, projetos de infraestrutura viária, terminais e pontos de integração, sistema de informação ao usuário, entre outros. Sztoltz falará ainda sobre o edital de licitação para implantação da rede, com foco nas etapas de elaboração do projeto, modernização da frota de ônibus, formas de pagamento e compra de créditos, interação dos usuários com o sistema, política tarifária e indicadores de qualidade.

Integração de 8 cidades

A intenção do Governo do Estado e dos municípios da região metropolitana é integrar os serviços de transporte municipal e intermunicipal de caráter urbano de oito cidades da Grande Florianópolis (Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz). O sistema metropolitano de ônibus vai eliminar sobreposição de linhas; racionalizar o serviço; aumentar a conectividade entre as centralidades da região, como centros de Palhoça e Biguaçu, além de Campinas/Kobrasol em São José; e promover uma gestão associada do transporte coletivo entre municípios, Estado e sociedade.

“É muito importante a participação dos representantes dos poderes públicos municipais, da sociedade civil organizada e de todos os demais interessados em contribuir com a qualificação dos serviços de transporte coletivo na região”, destaca Sztoltz.

Serviço:

O quê: Seminário Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF)
Onde: Auditório Teixeirão, na UFSC (Servidão Eusébia Vidal, Carvoeira) em Florianópolis
Quando: segunda-feira, 21 de maio, das 13h30 às 17h30
Inscrições: bit.ly/seminariotransporte

 

  • Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado