Ainda em plena quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus covid-19, alguns serviços da iniciativa privada e pública, como a própria Prefeitura de Jaraguá do Sul, voltaram a funcionar na última semana em Jaraguá do Sul.

Porém, com uma série de restrições para impedir o avanço da doença como a obrigatoriedade do uso de máscaras e do álcool gel, entre outros cuidados.

Vale frisar que atividades essenciais como unidades de saúde, farmácias, supermercados, postos de combustíveis, tele-entrega de alimentos continuaram funcionando.

Este retorno gradual de serviços, antes paralisados, gerou algumas dúvidas entre os munícipes expressas principalmente pelas redes sociais.

Para tentar minimizar estas dúvidas segue abaixo um panorama dos serviços que permanecem suspensos, voltaram parcialmente ou já se normalizaram na última semana dentro do Município.

Ciretran/Detran

Na 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) que funciona anexo à Delegacia Regional, o atendimento ao público e aos credenciados (despachantes, auto escolas, etc), está suspenso no momento.

Aguardando autorização superior para retornar ao atendimento. Alguns serviços o cidadão pode obter na plataforma digital do DETRAN, principalmente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRVL)

Emissão de Carteira Identidade (Delegacia Regional)

Atendendo ao Decreto do Governo do Estado, este serviço também está suspenso temporiamente pelo Instituto Geral de Perícia (IGP), responsável pela emissão deste documento em Santa Catarina.

Delegacias de Polícia Civil (Regional e de comarca)

Os serviços nestas repartições não foram interrompidos, no entanto, por força do Decreto Estadual, apenas os casos considerados graves estão sendo atendidos presencialmente.

Outros delitos, considerados mais estão sendo direcionados ao serviço "Delegacia Virtual" no site da Polícia Civil de Santa Catrina - www.pc.sc.gov.br - Segundo o delegado regional, Fabiano Silveira, hoje esta ferramenta virtual é responsável por 80% dos boletins de ocorrência registrados desde a decretação do isolamento social no Estado.

"De certa forma, isso foi bom já que liberou boa parte dos nossos agentes que faziam este atendimento presencial para o serviço de investigação. Também estamos com o Setor de Alvarás da 15a DRP e equipe da DIC atuando como fiscalização sanitária por conta do COVID19, apurando denúncias que nos chegam, principalmente pelo Disque Denúncia 181", conta o delegado.

Sine

Atualmente, o único serviço presencial mantido na agência do Sistema Nacional de Emprego em Jaraguá do Sul é o pagamento do Seguro-Desemprego.

Porém, isso é feito após o interessado fazer o agendamento pela internet, via site da Prefeitura - www.jaraguadosul.sc.gov.br - no banner "Sine", localizado na aba direita do Portal. Os demais serviços como cadastro de vagas e de trabalhadores estão suspensos. Telefone da agência do Sine: 3371-1603.

INSS

Boa parte do atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nestes tempos de pandemia é feito via Serviço Telefônico 135 ou por aplicativo do órgão que pode ser baixado no celular.

Por meio destes canais, segurado, pensionista ou trabalhadores próximos da aposentadoria podem obter informações, requerer agendamentos e perícias. Telefones do INSS em Jaraguá do Sul: 135/4009-6694

Ministério Público (Estadual e Federal)

As duas instâncias do Ministério Público estão sem atendimento à comunidade e mantêm plantões apenas para situações pontuais mais urgentes. Telefones Ministério Público Federal - 3501-2100; Ministério Público Estadual - 3270-3440

Junta Militar

A exemplo de outras repartições públicas, a Junta Militar de Jaraguá do Sul também tem priorizado o atendimento à distância, por telefone.

No entanto para regularização de situações referente ao certificado de alistamento militar o atendimento continua sendo presencial. O expediente da JM é da segunda à quinta-feira das 13 às 19 horas e sexta-feira das 8 às 14 horas. Fone: 3371-5714

Justiça Federal

Por determinação do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Federal Regional da 4ª Região em Porto Alegre-RS, o expediente na duas Varas de Justiça Federal em Jaraguá do Sul segue sem atedimento presencial. Telefones: 1ª Vara de Justiça Federal - 3274-1044 e, 2ª Vara 3371-0443

Justiça Eleitoral

A exemplo de outros órgãos do Judiciário, a Justiça Eleitoral em Santa Catarina suspendeu o atendimento presencial durante a pandemia.

No entanto, pelos sites do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (http://www.tre-sc.jus.br/) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (http://www.tse.jus.br/) o eleitor tem uma sére de ferramentas para verificar a situação de seu título, conferir e efetivar filiação partidária, entre outros serviços.:Telefone do TRE em Jaraguá do Sul : 3371-0443

Hemosc

A unidade do Hemocentro de Santa Catarina em Jaraguá do Sul (Hemosc) que funciona anexo ao Hospital São José está fechada até o dia 11 de maio.

No entanto, em situações de emergência, os doadores cadastrados poderão ser chamados pelo próprio hospital. Para mais informações acesse o site da organização (www.hemosc.org.br);

Fonte Prefeitura de Jaraguá do Sul

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul