Um vaso florido ao lado de um bueiro pintado na cor azul chama a atenção de quem passa em frente ao campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Bela Vista, em Gaspar. E, claro, não é por acaso! A cidade acaba de ganhar o seu primeiro bueiro ecológico, a exemplo do que já havia ocorrido em Blumenau.

A implantação do bueiro faz parte do Projeto Onda Limpa, desenvolvido por alunos do curso técnico integrado em Química e orientado por professores da instituição. A iniciativa é financiada pelo edital “Protagonista Discente”.

Preocupados com os alagamentos que acontecem na região, os alunos observaram que há um volume muito grande de lixo descartado de forma incorreta. Por conta disso, esses resíduos se acumulam e atrapalham o escoamento da água pelas bocas de lobo e galerias de drenagem.

Para amenizar a situação, o projeto buscou trazer à unidade de ensino o bueiro ecológico, fruto de uma criação do empresário, empreendedor e morador de Blumenau, Tiago dos Santos, que, desde 2018, vem espalhando a sua ideia.

O objetivo do bueiro é reter os resíduos sólidos, permitindo apenas a ida da água para as galerias e evitando o entupimento dos canais. O modelo também é de fácil acesso para limpeza e traz outras vantagens, como impedir a passagem de pragas para a superfície e gerar a conscientização nas pessoas para preservação do meio ambiente.

“Com uma tela de retenção de materiais, um filtro bem fino, o bueiro evita a passagem de todo tipo de resíduo, desde pequenos fragmentos plásticos, xepas de cigarro até garrafas e lixos descartados incorretamente”, explica Tiago.

A Prefeitura de Gaspar disponibilizou mão de obra para auxiliar na instalação do bueiro.

Quer receber as notícias no WhatsApp?