Os meses de inverno em Blumenau são os que apresentam menor índice de chuva no ano, principalmente em agosto, com 95mm. As principais influências meteorológicas que atuam nesta época são as frentes frias associadas a ciclones extratropicais e sistemas de baixa pressão. É comum a passagem, em média, de uma frente fria por semana pelo Sul do Brasil, trazendo chuva homogênea no município.

A previsão climática aponta para chuva dentro ou acima da média histórica para a época do ano. O fenômeno El Niño, em sua fase fraca, disponibiliza mais umidade para o Sul, auxiliando na formação de sistemas meteorológicos atuantes que devem influenciar a região nos próximos meses.

As temperaturas devem ficar acima da média, especialmente as mínimas, com noites e madrugadas mais amenas em virtude da maior disponibilidade de umidade pela atuação do El Niño. A incursão de massas de origem polar, que diminuem a temperatura, no entanto, aparecem na região com menor intensidade, provocando frios pouco prolongados.

Balanço de outono

Os volumes de chuva ficaram próximos ao esperado para o período, porém com distribuição anômala: abaixo da média em março, na média em abril e muito acima da média em maio.

 

 

Já as temperaturas mínimas e máximas registradas ultrapassaram a média da estação. O início e o final do mês de março foram marcados por tardes abafadas, com máximas acima dos 34°C, assim como em outros períodos do mês de abril.

 

Em maio, houve muitos dias com baixa amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), situação influenciada pela circulação marítima, ocasionando presença de muitas nuvens e poucas aberturas de sol.

*Informações do AlertaBlu, da Prefeitura de Blumenau

Quer receber as notícias no WhatsApp?