O frio está chegando! Fim de semana será de chuva e pode nevar em SC

Foto Arquivo/OCPNews

Por: Elissandro Sutil

14/05/2018 - 14:05 - Atualizada em: 14/05/2018 - 18:52

A semana iniciou com baixa temperatura e algumas regiões do estado apresentaram registro inferior a 10°C. Em Urupema, o amanhecer desta segunda-feira (14) foi gelado, com o termômetro indicando a primeira marca negativa do ano: -1,6°C.

Para os próximos dias, a expectativa é de chuva e temperaturas mais altas. Mas, após um fim de semana chuvoso, o frio deve voltar mais intenso, havendo chance de nevar em Santa Catarina.

De acordo com o Sistema Epagri/Ciram, as chuvas isoladas chegam a Jaraguá do Sul nesta terça-feira (15) à noite, permanecendo na quarta (16) e sexta-feira (18). O sol aparecerá na quinta-feira (17), quando o dia amanhece encoberto por nuvens, melhorando gradativamente.

A temperatura mínima deverá se manter na casa dos 20°C. As máximas variam entre 28°C na terça-feira, 25°C quarta-feira, 23°C quinta-feira e 24°C na sexta-feira.

Semana terá dias chuvosos e temperatura não deve baixar dos 20°C | Foto: Arquivo OCP

A meteorologista Laura Rodrigues destaca que o Estado apresentará condição de temporais isolados nesta sexta-feira (18), em razão do deslocamento de um ciclone do Oeste ao Litoral de Santa Catarina.

No fim de semana (19 e 20), haverá chuva em todas as regiões, devido à atuação de uma baixa pressão na costa catarinense, e ventos muito fortes, especialmente no Litoral.

“A temperatura declina de forma acentuada no Estado durante esses dias, com o avanço de uma massa de ar frio do norte da Argentina para o interior do Brasil, favorecendo a condição de neve em SC. Na sequência, o tempo seco ocasiona dias de sol com temperatura baixa na madrugada e condição de geada nas áreas altas”, ressalta Laura.

Outros municípios que apresentaram amanhecer abaixo dos 10°C nesta segunda-feira:

3,6°C Bom Jardim da Serra
4,3°C São Joaquim
5,6°C Fraiburgo e Urupema
7,6°C Frei Rogério
7,7°C Urubici
7,6°C Vargem
8,7°C Painel
9,2°C Timbé do Sul
9,3°C Lages
9,7°C Videira e Caçador
9,8°C Rio Rufino
10°C Seara