Nutricionista jaraguaense faz sucesso com as famosas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 06/05/2016 - 08:53

O nome da jaraguaense Fernanda Muller, conhecida como Nanda Muller, está circulando em diversas revistas sempre ligado a mulheres famosas. O motivo? O sucesso de sua carreira como nutricionista. Ela é a responsável por cuidar da alimentação de Debora Secco e Juliana Paes, entre outras celebridades, e colhe os frutos de sua profissão em solo carioca.

Morando no Rio de Janeiro desde outubro do ano passado, Nanda atua há 11 anos na área de nutrição e começou a carreira em Jaraguá do Sul, sua cidade natal. “Sempre quis fazer medicina veterinária, mas um pouco antes de prestar o vestibular decidi fazer nutrição, talvez porque sempre tive esse apreço por cuidar da alimentação das pessoas. Gostava muito de ler a respeito, fazer comidas saudáveis. Acho que foi por isso que acabei indo para essa área”, lembra. A mudança para a capital carioca, onde foi para morar com o namorado, o personal trainer Rafael Lund, aconteceu logo após ela terminar o mestrado em Portugal. Porém, mesmo morando por lá, Nanda mantém o escritório em Jaraguá do Sul e vem para cá uma semana por mês para atender seus pacientes.

A nutricionista explica que trabalha com alimentação baseada em comida de verdade e a dieta low carb como estratégia de emagrecimento e controle de algumas doenças. “Quando fazemos uma dieta low carb podemos colocar mais gordura na dieta e, toda gordura que for natural, com certeza, é mais saudável do que industrializada. Então, na minha dieta, prezamos pela comida de verdade, perdendo o medo das gorduras naturais, pois já temos evidências científicas que comprovam que não faz mal. Também retiramos farinhas e açúcares da rotina alimentar. E tudo isso com equilíbrio”, explica.

O trabalho prestado às famosas é o mesmo que para os demais pacientes, com a diferença de que algumas mulheres têm o corpo como instrumento de trabalho, por isso, precisam se dedicar mais. “Elas têm grandes resultados porque são muito focadas. Às vezes, a única diferença é o foco e a determinação porque elas precisam estar bem esteticamente”, diz. Entre os nomes que já atendeu ou atende estão, além de Deborah Secco e Juliana Paes, Carol Nakamura e Otaviano Costa. “É muito gratificante ver esse reconhecimento, afinal estou há 11 anos me dedicando a esse trabalho. É preciso trabalhar, ‘ralar’ e esperar os resultados aparecerem para as pessoas te indicarem. Acredito que as redes sociais contribuem para isso. Acaba que quando você atende famoso, que sai nessas revistas, eles querem saber qual o segredo e citam o nome da nutricionista e isso ajuda também”, conta.

Nanda diz que é importante que as pessoas tenham equilíbrio e que saibam que o emagrecimento é uma consequência de ajustes nos hábitos de vida. Ela explica, por exemplo, que dietas restritivas e exercícios perigosos não funcionam para pessoas que não são atletas e que não vivem isso em sua rotina. “É preciso ter equilíbrio no lazer, trabalho. Precisamos aprender a gerenciar emoções, a fazer atividades físicas e aprender a comer corretamente. A reeducação alimentar é resgatar aquilo que deixamos para trás: uma alimentação mais natural e não essa cheia de industrializados”, comenta.

“Se comemos alimentos saudáveis e fazemos exercícios, vamos ter um corpo que condiz com isso. Se tiver sedentarismo e um monte de industrializado, você vai ser resultado disso também”, alerta a profissional.

Compartilhando experiências
Em parceria com o namorado, o personal trainer Rafael Lund, a nutricionista Nanda Muller iniciou o “Food Train Love”. Através de uma conta no Instagram e de um blog (foodtrainlove.blogspot.com.br), o casal compartilha experiências e motivações para as pessoas cuidarem da saúde. “Tínhamos uma conta conjunta que estava desativada, então, reativamos com esse nome, como uma releitura do filme “Comer, rezar e amar” e criamos o “Comer, treinar e amar (tradução direta do inglês)”, explica. “O projeto é para gente mostrar que aliando essas duas coisas (comer e treinar) conseguimos um bom resultado e equilíbrio. O amor tem relação com o amor que colocamos na nossa profissão e o de casal, mostrando as coisas boas que a gente faz por aí”.

Dicas para o dia a dia

– Reflita sobre o que você está comendo
Veja se aquele alimento é um alimento mesmo ou um produto alimentício. Olhe os rótulos de alimentos, se tiver muitos nomes estranhos que você não reconhece, é melhor não consumir. Tire da rotina alimentos industrializados. Busque uma alimentação mais natural baseada em vegetais, verduras, legumes, frutas, castanhas, raízes, nozes, proteína animal e gorduras saudáveis.

– Você está comendo por fome ou vontade?
Outro questionamento que você pode se fazer é se está comendo porque tem fome ou comendo o tempo todo só por vontade. Quando começamos a entender que temos que comer quando temos fome, a gente para de comer em excesso.

– Tenha equilíbrio
Na minha dieta não precisa fazer despedida, não tem nada proibido. Gosto de trabalhar emagrecimento e reeducação para retirar as coisas erradas da rotina, mas não precisa deixar de ir a um aniversário, de comer em uma festa de casamento, desde que escolha muito bem o que quer comer e não tenha isso na rotina.