Conforme levantamento apresentado à Secretaria Municipal de Saúde pelo Instituto Civitas, que administra o Pronto Atendimento (PA) 24 horas de Corupá, o número de procedimentos realizados junto da população nos últimos dois meses, triplicou com relação ao mês de agosto, quando ainda o Hospital Jaraguá era responsável pela gestão da unidade.
Em agosto foram realizados 2.619 procedimentos, enquanto que, em setembro foram 8.480 e outubro 9.096. Os números preocupam a Secretaria Municipal de Saúde, pois diminuem o atendimento nos postos de saúde e sobrecarregam o PA 24 horas.
Segundo a secretária interina de Saúde, Jussara de Carvalho, esse aumento significativo de atendimentos no PA se deve a dois fatores.
O primeiro seria pela curiosidade da população em saber como está a unidade de saúde agora que é administrada por outra entidade e consequentemente as pessoas deixam de procurar os postos para o atendimento que não é emergencial.
“Esperamos que nos próximos meses o atendimento se normalize, já que o Pronto Atendimento deve ser utilizado pela população para o atendimento de urgência e emergência. Nos demais casos, a população deve procurar um dos quatro postos de saúde de nosso município”, alerta Jussara.
Já outro fator é que o número de funcionários do Pronto Atendimento passou de 15 em agosto para 25 em setembro, quando o Instituto Civitas assumiu a gestão da unidade.
Jussara comenta que a Secretaria de Saúde faz o acompanhamento constante do PA, sendo realizadas reuniões periódicas com a direção da unidade para se inteirar do andamento dos trabalhos realizados pelo Instituto Civitas.
Além disso, agora que o sistema do Pronto Atendimento está interligado com os postos, facilita também o acompanhamento em tempo real dos atendimentos à população, tanto nas unidades de saúde quanto no PA.
Ampliação do quadro
O prefeito João Carlos Gottardi (PP) avalia de forma positiva a nova gestão do Pronto Atendimento de Corupá.
“A gestão anterior contava com 15 funcionários para atender no PA, agora o instituto que assumiu conta com 25 funcionários. Isso demonstra o comprometimento que esta nova gestão tem com o atendimento de qualidade para a população”, salienta o prefeito.
Gottardi também destaca um dado levantado com a relação à procedência das pessoas atendidas no PA. Devido a proximidade de Corupá com Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, do total de atendimentos por mês, cerca 700 são das cidades vizinhas.
E por se tratar de uma unidade que é exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), quem é de fora também pode ser atendido.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui