Número de focos do mosquito da dengue em Jaraguá do Sul cai em 2019

Jaraguá do Sul possui 36 focos registrados em 2019 | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Guilherme Mélo

05/06/2019 - 05:06

A cidade de Jaraguá do Sul registrou até o momento 36 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, em 2019.

Apesar dos focos, até o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, não havia casos confirmados de Dengue e Zika na cidade e um caso confirmado para Chikungunya.

De acordo com Michelli Grasiela Pinheiro, da Diretoria de Vigilância em Saúde, Zoonoses e Dengue de Jaraguá do Sul, neste ano foram registrados dois focos a menos que no mesmo período do ano passado.

Apesar da redução no número de focos os dois bairros com maior número de casos, Vila Baipendi (11) e Centro (8) passaram em Março deste ano a ser considerado infestado pelo mosquito pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE).

Michelli explica que os bairros foram considerados infestados pois o foco inicial continuou ativo e além dele foi identificado um ou mais focos do mosquito em imóveis diferentes do inicial.

No total, 85 cidades de Santa Catarina são consideradas infestados pelo mosquito Aedes Aegypti. Essas cidades receberam, em Maio, recomendações do Ministério Público de Santa Catarina para combater a proliferação do inseto.

Segundo Michelli a situação é nova para alguns municípios e a recomendação serviu para que eles passem a adorar mais práticas de combate ao mosquito, algo já feito no nosso município.

“Em Jaraguá do Sul o Programa de Controle do Aedes Aegypti já atua em parceria com a Vigilância Sanitária. Os agentes de endemias verificam os locais e repassam orientações cabíveis”, detalha ela.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?