A Unidade de Saúde Wolfgang Weege e o Pronto Atendimento Médico Ambulatorial 2 (Pama 2), na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, passam a funcionar juntos a partir da semana que vem.

De acordo com a Prefeitura, a medida vai praticamente dobrar a capacidade de atendimentos das unidades. Isso porque a Secretaria de Saúde disponibilizará para a estrutura mais um médico clínico geral por 40 horas.

Com isso, a média mensal de atendimento do Pama 2, que era de 177 pacientes para médico clínico geral, e do posto, que era de 288 – totalizando 465 pacientes por mês -, vai aumentar para 928 atendimentos.

“O objetivo central da mudança é aumentar a oferta de consultas para beneficiar a população. Estamos fazendo uma série de esforços nesse sentido, com contratação de médicos, mutirões de cirurgias e exames, aos fins de semana e agora mais essa medida”, explica o secretário de Saúde Alceu Moretti.

A carga horária do médico clínico geral do Pama 2 passa a ser de 80 horas semanais, com dois médicos 40 horas.

A média de atendimento pediátrico também vai aumentar: de 213 para 292 atendimentos mensais. O horário passa a ser unificado, das 7 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

A unidade ampliada vai dar suporte aos bairros da região para atendimento médico, além de continuar o atendimento aos moradores da Barra. Também será mantido o serviço de observação que era ofertado no Pama.

O que muda

Apesar das mudanças, os moradores do bairro Barra do Rio Cerro continuam se dirigindo diretamente à unidade da Feliciano Bortolini e os moradores dos bairros vizinhos continuam se dirigindo à unidade de saúde do seu bairro.

O que muda, explica a Prefeitura, é que, em caso de necessidade de atendimento médico, haverá um suporte maior da Unidade Ampliada da Barra para os bairros que eram atendidos pelo Pama 2, como Santo Estêvão/Garibaldi, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Rio Molha, Rio da Luz e Rio Cerro I e II.

Além de pediatra e dois clínicos gerais, atuam na estrutura uma enfermeira - outra está sendo contratada através de processo seletivo realizado no último fim de semana -, quatro técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, dois agentes comunitários e uma recepcionista.

Oferta de consultas (média por mês)

Pama UBS Capacidade atual Capacidade com a mudança e nova contratação
177 288 465 928

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger