Os vereadores da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19/Vacina Para Todos tiveram uma nova reunião nessa terça-feira. O encontro contou com a presença da Dra. Daniela Daldalt Guedese, médica no Centro de Triagem, e serviu para tirar dúvidas dos parlamentares sobre a situação atual da pandemia em Criciúma, além de questões gerais da doença e suas variantes.

“Eu vim a convite da Secretaria de Saúde e me coloquei à disposição porque trabalho muito no Centro de Triagem, e para fazer esse contato e informar sobre a situação. O que temos observado nos últimos 15 dias é que houve uma redução no número de atendimentos. Embora o vírus tenha uma mortalidade elevada, com a redução do contágio e progresso da vacinação, vemos esses números ruins diminuírem”, explicou Daniela.

As variações da Covid-19 também foram tema da explicação da médica para os vereadores. “A variante Delta, muito comentada atualmente, é uma variante nova, o vírus tem alto poder mutagênico. No vírus da Covid essas mutações já aconteceram, quando tivemos a variante Gama, Alpha. Ainda não temos totais informações sobre as variantes, as medidas de contenção continuam as mesmas, uso de máscara e progresso da vacinação. Quanto mais vacinas aplicadas, esperamos um menor contágio por qualquer variante”, ressaltou a médica.

A presidente da Frente Parlamentar, a vereadora Roseli De Lucca (PSDB), conduziu o encontro.

“Agradecemos a presença da doutora, da Secretaria de Saúde e as explicações dadas. É muito importante termos informações técnicas e atualizadas sobre as variantes da Covid-19, para elucidar dúvidas dos vereadores da Frente, até para podermos combater as fake news”, declarou Roseli.