O Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) vai marcar presença na Rota do Lazer no 25/09, domingo, no Centro de Blumenau. Uma ação social está prevista para a data e contará com atividades para toda a comunidade. O evento é uma extensão das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em julho. Neste ano, a data também contou com um movimento de arrecadação de alimentos, realizada entre colaboradores e cooperados das cooperativas que integram o núcleo. A arrecadação entregou 8,8 toneladas de doações ao Banco de Alimentos de Blumenau. A ação é conhecida como Dia C – Dia de Cooperar.

No domingo, o evento será realizado em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na rua 15 de Novembro, das 9h às 12h30. Entre as atrações oferecidas ao público que passar pelo local estão: jogos cooperativos, atividades de dança circular, apresentações musicais e teatrais, pintura facial, além de distribuição de água, pipoca e algodão doce. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Naiara Emerenciano Baron, a ideia é somar forças entre as cooperativas. “Queremos levar a toda comunidade, por meio do cooperativismo, diversão, educação e fazer a promoção do senso de cooperar.”

O evento é gratuito e aberto, em caso de chuva, a programação será remarcada para outra data.

Sobre o Dia C
O Dia de Cooperar nasceu em 2009 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio do voluntariado. Desde 2015, a data faz parte da agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que prevê a realização de ações apoiadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Sobre o Núcleo de Cooperativas da ACIB
Criado em 2021, o Núcleo de Cooperativas da ACIB tem como propósito fortalecer a imagem do cooperativismo, integrar e compartilhar boas práticas entre as cooperativas, fomentar e disseminar a cultura do cooperativismo para a sociedade e seus benefícios do sistema cooperativista. As cooperativas participantes do Núcleo são: Ailos, Coohabit, Cooper, Sicoob Maxicrédito, Sicredi Vale Litoral, Transpocred, Unicred, Unimed Blumenau, Uniodonto Santa Catarina e Viacredi.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.