Na manhã desta quarta-feira (13), o Núcleo de Cooperativas da ACIB (Associação Empresarial de Blumenau) entregou ao Banco de Alimentos de Blumenau as quase 9 toneladas de donativos arrecadadas durante a campanha do “Dia C - Dia de Cooperar”. A entrega foi realizada na sede do banco e contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita, Maria Regina Soar, e do secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Matias, entre outras autoridades, além de representantes das cooperativas que fazem parte do núcleo.

A campanha arrecadou no total 8,8 toneladas de alimentos e 280 produtos de higiene, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referências de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e também para cerca de 30 entidades.

Representando o Núcleo de Cooperativas, Jones Roland Geske, da Sicredi, destacou a veia cooperativa que permeia a história de desenvolvimento de Blumenau e do Vale do Itajaí. Segundo dados da ACIB, Blumenau é atualmente a cidade brasileira com o maior número absoluto de pessoas associadas a uma cooperativa - 270 mil - e, considerando todos os segmentos, os números se aproximam da totalidade da população. “Independente do segmento da cooperativa, o que nos une é o modelo de negócio, equilibrando o econômico e o social”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Matias, agradeceu com felicidade a doação dos alimentos ao banco e destacou a importância dos donativos chegarem pela via correta. “Desta forma, esses alimentos vão passar pelo fluxo aqui dentro do Banco e vão ser direcionados a quem realmente está precisando desse auxílio”, apontou.

O prefeito Mário Hildebrandt rememorou as origens de seu trabalho na Assistência Social e destacou a alegria de participar da entrega, reforçando que a Assistência Social é uma prioridade do governo municipal. “Essa é minha origem, é de onde eu venho. Me lembro de quando trabalhava no Cerene e vinha buscar alimentos aqui no banco, que era só um barracão. E é importante trabalhar por esse desenvolvimento, porque as pessoas precisam desse atendimento”, declarou antes de concluir agradecendo a dedicação das cooperativas e dos servidores do Banco de Alimentos.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza no mundo.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.