Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc lança site e marca

Por: Gabriel Junior

09/04/2018 - 18:04

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o site e a logomarca do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), órgão criado na instituição em fevereiro deste ano, com a finalidade de desenvolver e executar ações de apoio pedagógico que promovam a acessibilidade de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas.

Conduzido pela professora Rose Cler Estivalete Beche, coordenadora do NAE, o lançamento contou com a presença do reitor da universidade, Marcus Tomasi, e da pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz.

página na internet reúne diversas informações sobre o núcleo, como seus princípios, objetivos e ações, além de dados quantitativos sobre estudantes da universidade portadores de deficiências e/ou necessidades educacionais específicas.

Já a marca foi elaborada pela acadêmica Dafne Miranda, do curso de Design Gráfico do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, que atua como bolsista junto à Secretaria de Comunicação (Secom).

Inclusão

Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e composto por 14 servidores da Reitoria e de centros de ensino da Udesc, o núcleo tem, como principal compromisso, viabilizar condições para a expressão plena do potencial dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão na universidade.

Segundo a Proen, o núcleo visa cumprir não somente as exigências disciplinadas pelas legislações sobre acessibilidade, mas também atender as carências apresentadas no cotidiano da vida universitária nos diferentes centros da Udesc.

O projeto de criação do órgão foi constituído em parceria com professores e técnicos da universidade, no segundo semestre do ano passado. Sua implantação é uma ação do projeto Acolhe Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, e também atende recomendações indicadas no Relatório de Avaliação Institucional 2016.

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129, das 13h às 19h, e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc