A partir desta terça, 11 de maio, será liberada em Indaial a vacinação contra a Covid-19 para novos grupos da fase 3 da campanha. Poderão ser imunizadas com a vacina AstraZeneca as pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise - (18 a 59 anos); usuários transplantados de órgão sólido ou de medula óssea (18 a 59 anos); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades maiores de 18 anos; e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC - (18 a 59 anos).

Não é necessário agendamento, basta ir até a Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, em Indaial, das 8h às 16h30. O usuário deverá apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além da cópia da declaração ou atestado médico com CID da doença. Usuários do BPC precisam levar cópia do benefício.

No caso das gestantes e puérperas, além do documento médico apresentando o tipo de comorbidade existente (diabetes, hipertensão, por exemplo), é preciso comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico) ou fase do puerpério (declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento).

As pessoas que já receberam a vacina contra a Influenza devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para imunização contra a Covid-19.

A vacinação nos demais grupos da fase 3 acontecerá de forma escalonada em Indaial e será comunicada com antecedência pelas redes oficiais da Prefeitura.

Vacinação em idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com Síndrome de Down

Usuários acima de 60 anos precisam apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação. No caso dos profissionais da saúde ainda é exigida a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício.

A partir do dia 10 de maio foi iniciada a vacinação em pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos). Também é preciso levar cópia do exame ou atestado com CID da doença.

Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento ao intervalo de dias para receber a segunda (Coronavac: 2 a 4 semanas e AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas). Na carteirinha de vacinação consta a data que o usuário já pode receber a outra dose.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.