Criciúma terá um novo heliponto nos próximos anos.

O projeto de engenharia faz parte do novo e maior prédio de saúde em Criciúma, o Santa Vita Saúde Center.

Com todas as especificações necessárias para o cadastro na Agência de Aviação Civil (ANAC), o novo heliponto foi desenvolvido pela empresa BMT Engenharia de Florianópolis, uma das 29 empresas que fazem parte da elaboração de projetos do Santa Vita.

O elevado terá como área de pouso e decolagem 19,50m x 19,50m, com área de toque (TLOF) de 13m x 13 m, possuindo também uma área de segurança de 32,5 x 32,5 m, com resistência para 3.000 kg.

Auxílio

Com todas as especificações técnicas necessárias, o local será um novo auxílio, principalmente para o transporte de pacientes e doação de órgãos.

“O heliponto está sendo projetado com o que há de mais avançado para segurança de voo, contará com balizamento noturno, dentre outras tecnologias de navegação”, pontua o doutor Edésio Elias Lopes, engenheiro responsável pelo projeto.

O Santa Vita Saúde Center está localizado em frente a um dos maiores hospitais do Sul de Santa Catarina, o Hospital São José, entidade esta que realiza constantemente, além de cirurgias de alta complexidade, aproximadamente 18 captações de múltiplos órgãos por ano.

Mais rapidez

O novo heliponto irá auxiliar consideravelmente a realização de transferência de pacientes com muito mais rapidez, quando assim houver necessidade de transporte.

O prédio terá ainda duas passarelas que fazem a ligação entre Hospital São José e Santa Vita, o que facilita também a remoção.

O objetivo dos investidores, com a idealização de um heliponto, é de diminuir o tempo de resposta para este tipo de atendimento, quando envolve o transporte de pacientes.

Exclusividade

O empreendimento será o único centro de saúde no Sul de SC ligado a um hospital com heliponto.

Este recurso tem papel estratégico porque, além do acesso mais rápido do que via terrestre, próximo a BR-101, o heliponto homologado é imprescindível em casos mais graves, em que o paciente deve chegar em minutos para ser atendido.

O projeto será construído no terraço/cobertura do Santa Vita.

Grande conquista

Sua estrutura proporciona mais rapidez no salvamento de vidas e representa uma grande conquista para todo o Sul de Santa Catarina.

“Tenho certeza de que este diferencial da obra irá contribuir para que o Hospital São José seja referência no apoio ao atendimento pré-hospitalar, já que um dos fatores no prognóstico é o tempo e agilidade no atendimento”, acredita Moraes.

O heliponto do Santa Vita será de fundamental importância na agilidade de atendimento a acidentados e no transporte de órgãos humanos, tendo em vista que, a instituição está credenciada na rede nacional de captação de órgãos para transplantes.

Outra função também importante será para pouso e decolagem de profissionais que estiverem instalados no Complexo Santa Vita.

Estes poderão também fazer uso do local para pouso e decolagem, quando assim houver necessidade.