Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Blumenau confirmou um novo caso de sarampo contraído por um morador da cidade. A vítima é um homem de 24 anos, que adquiriu a doença em outro município de Santa Catarina, por isso, o caso é classificado como importado. Ele foi tratado, sem necessidade de internação, e passa bem.

Em dois meses, este é o segundo registro de sarampo na cidade. Antes disso, Blumenau não havia confirmação da doença desde 2003. O caso anterior, registrado em novembro de 2019, envolvia uma mulher de 26 anos, que apresentou sintomas da doença após participar de um evento musical em uma cidade da região. A paciente também não precisou de internação hospitalar.

A vacina é a melhor forma de prevenção ao sarampo, considerada uma doença altamente contagiosa. Uma pessoa infectada pode contaminar até outras 20. Neste ano, a Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu 2.721 doses da vacina do Governo do Estado, e as equipes das unidades básicas de saúde aplicaram 2.417. A população deve observar a carteira de vacinação e, em caso de dúvidas, procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Os principais sintomas são febre alta, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo, que normalmente iniciam na região da cabeça.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul