Em novembro, todas as atenções são voltadas para a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens.

Em Jaraguá do Sul, a Rede Nacional Saúde do Homem irá promover algumas ações no município para fortalecer a mensagem da campanha.

A entidade sem fins lucrativos surgiu em 2012, quando a elaboração do projeto teve início, e desde então vem promovendo acesso à informação com foco nos cuidados e prevenção da saúde para a população masculina.

Foto: Leonardo Koch/OCP News

Segundo o presidente da rede, Dúlcio Teodonir Lenzi Filho, a entidade está passando por algumas modificações, por isso, a campanha deste ano na região deve ser mais modesta, mas não menos impactante.

"Vamos trabalhar com uma forte atuação nas redes sociais e em veículos de comunicação com o intuito de informar sobre a doença e mostrar que a rede existe e pode ajudar", explica.

Desinformação e cuidados com a saúde

Dentre as iniciativas, Lenzi destaca a venda de camisetas do Novembro Azul, para angariar fundos, e frisa que voluntários vão realizar palestras em empresas da cidade para disseminar a importância do diagnóstico precoce.

Interessados em adquirir, devem comparecer na sede da entidade localizada na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, em frente ao supermercado Giassi.

Segundo o presidente da fundação, a camiseta de malha custa R$ 25,00 e a pólo pode ser adquirido pelo valor de R$50,00.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, a doença deve atingir cerca de 68 mil homens no Brasil em 2019.

Estima-se que mais de 14 mil brasileiros foram a óbito em decorrência do tumor em 2017, segundo dados do órgão. Na avaliação de Dúlcio, a desinformação e, principalmente, o tabu, são os motivos que levam os homens a não cuidarem da própria saúde.

Foto: Leonardo Koch/OCPNews

"Eles pensam que está tudo certo, os sinais vão aparecendo e o homem não procura ajuda por medo e, pelo fato, de se julgar invulnerável", pontua o presidente da rede.

Segundo Filho, uma das missões da entidade é implantar unidades da Rede Saúde do Homem em todas as capitais do país.

Em Jaraguá do Sul, a entidade está localizada na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, em frente ao supermercado Giassi.

Sinais e sintomas

Segundo dados do Ministério da Saúde, na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora para começar ou terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger