Realizado desde 2011, o projeto Hortos e Hortas, implantado pela Secretaria de Agricultura e Pesca e esse ano desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação, tem tornado os dias de muitos alunos da rede municipal de ensino especiais. Isso porque eles participam desde o princípio da construção dos canteiros, até o plantio das ervas e verduras.
O projeto retornou em 2018 e já iniciou em 9 unidades de educação, envolvendo mais de 300 alunos. Foram atendidas as Escolas Municipais: Higino Aguiar, Rosalvo Fernandes e Ponto Alto. Também os Centros de Educação Infantil: Vovó Justina, Vovó Brandina, João Ignácio Filho, Pequeno Príncipe, Pequeno Anjo e Marise Travasso.

Foto Divulgação
“Além das hortas com verduras, legumes, e plantas medicinais nós estamos trabalhando com as crianças, a construção e plantio de plantas de jardins”, comenta Flávia Nunes, técnica agrícola.
O projeto além de fazer com que as crianças coloquem as mãos na terra e trabalhem a sensibilização, também busca conscientizar sobre a importância do consumo de alimentos organânicos e criar hábitos alimentares mais saudáveis.

Foto Divulgação
As orientações quanto ao cultivo, manejo e uso de plantas medicinais de uma forma segura também são repassadas. Além de informações sobre a reciclagem dos resíduos orgânicos e a importância da mesma para a preservação ambiental.
*Com informações da Prefeitura de Araquari