erner Ricardo Voigt, empresário falecido em 1 de junho de 2016, aos 85 anos, é uma das figuras mais inspiradoras de Jaraguá do Sul. Apaixonado por eletricidade desde criança, Voigt se tornou um dos maiores empresários do país ao fundar a WEG em 1961 ao lado de Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus e entrar para a história como a W da WEG.

O garoto interessado em livros e nos estudos cresceu como um homem de garra e força, que deixou como maior legado uma história pautada no respeito, na simplicidade e na honradez. A carreira de Werner Voigt também serve de exemplo para aqueles que optaram pelo árduo caminho do empreendedorismo.
Abaixo, listamos algumas frases marcantes do empresário Werner Ricardo Voigt que ilustram grandes lições para quem tem um negócio. Confira!

1. Tenha a honestidade como guia

Voigt sempre teve a honestidade como um dos nortes que orientaram o crescimento da WEG. Ser honesto é indispensável para o empreendedor que deseja conquistar o sucesso. “Quando eu conversava com nossos vendedores, sempre os orientava a oferecer o equipamento ideal para o cliente, fazendo o melhor para eles, sem nunca querer tirar vantagem de ninguém”, Werner Ricardo Voigt sobre a filosofia de atendimento da WEG.

2. Busque a melhoria todos os dias

Mesmo nos momentos de glória, Werner sempre buscou formas de melhorar a equipe e o produto que oferecia. A inovação constante é essencial para qualquer empresário. “Em time que está ganhando não se mexe? Não senhor! Vamos sempre achar que se está ótimo, no ano que vem tem quer ser melhor”, Werner Ricardo Voigt sobre a busca constante por melhorias.

3. Não superestime o momento da venda

Entender que momentos como a pré e a pós-venda precisam de atenção especial é o que destaca os empresários de sucesso. “Muitas pessoas pensam que é só na venda que se ganha dinheiro, mas na verdade, a venda é o fim de todo um processo”, Werner Ricardo Voigt sobre a importância da pré e pós-venda.

4. Use o poder da empatia

Mesmo o dono de um negócio, continua sendo cliente de outras empresas. E lembrar disso é importante para a autorreflexão. “Sempre me coloquei no lugar do cliente, e essa maneira de trabalhar creio que foi primordial para o sucesso da empresa”, Werner Ricardo Voigt sobre empatia.
O empresário na Inauguração da Escola Técnica Werner Voigt, em 2014 | Foto Arquivo OCP

O empresário na Inauguração da Escola Técnica Werner Voigt, em 2014 | Foto Arquivo OCP

5. Mantenha o foco

Werner Ricardo Voigt acreditava que a força do trabalho pode movimentar o mundo e foi este pensamento que ajudou a WEG a se tornar uma das maiores empresas do mundo. “Trabalho é trabalho, precisamos ter isso sempre na cabeça”, Werner Ricardo Voigt sobre o amor ao trabalho.

 6. Ajude o seu cliente

Os clientes estão sempre em busca de satisfazer alguma necessidade. Seja você a pessoa que vai ajudá-lo da melhor maneira possível. “A honestidade e o trabalho feito, visando oferecer uma vantagem para o cliente, foram ferramentas que usei junto do vendedor”, Werner Ricardo Voigt sobre relacionamento com o cliente.

7. Não fique parado

O sucesso não cai do céu. É preciso batalhar bastante para conquistar todos os seus sonhos. “Para vencer na vida, é preciso fazer acontecer”, Werner Ricardo Voigt sobre conquistar o sucesso.

8. Tenha um preço competitivo

O valor que você cobra pelo seu produto ou pelo seu serviço deve ter como base a realidade. Cobrar preços exorbitantes com a finalidade de parecer mais exclusivo não funciona. “Cliente quer qualidade e preço. Essa é a minha filosofia”, Werner Ricardo Voigt sobre o valor do seu trabalho.

9. Não tenha medo da concorrência

Fique de olho nos seus concorrentes, mas não deixe que eles ditem a maneira como você gerencia o seu negócio. “Quando começamos tínhamos concorrentes em São Paulo que eram maiores que a gente, mas começamos com a ideia de ‘ganhar ou perder’ e agora somos praticamente os únicos do ramo”, Werner Ricardo Voigt sobre concorrência.