Novas placas de veículos no padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Foto Divulgação/Agência Brasil

Por: Giulia Venutti

24/01/2020 - 10:01 - Atualizada em: 24/01/2020 - 10:13

O uso das Placas de Identificação Veicular (PIV) ou “padrão Mercosul” começam a valer de forma obrigatória a partir do dia 31 de janeiro em todos os estados do país. Desde a decisão pela adoção da nova placa, a implantação da medida foi adiada seis vezes.

Dos 26 estados brasileiros, apenas dez já aderiram à nova PIV: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. As novas placas já são utilizadas também na Argentina e no Uruguai, e a previsão é que, em breve, comecem a valer no Paraguai e na Venezuela.

Quem precisará trocar?

A placa no padrão Mercosul será obrigatória apenas para veículos novos (primeiro emplacamento), ou se houver dano ou furto da placa original.

O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números. Haverá mudança na cor de fundo, que passará a ser totalmente branca, e na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger