Novas estruturas ampliam Estação de Tratamento de Esgotos do Bairro Santa Luzia

Por: OCP News Criciúma

23/07/2021 - 20:07

Na reta final das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma para o Bairro São Luiz, a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) está na última etapa dos trabalhos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Ampliada, a ETE localizada no Bairro Santa Luzia terá sua capacidade de depuração elevada de 90 litros por segundo para 135 litros por segundo, tornando-se capaz de receber também o esgoto de aproximadamente 10 mil moradores do São Luiz.

As frentes de trabalho na ETE já concluíram a parte estrutural do novo Tanque de Aeração e atualmente estão sendo montados equipamentos. Está também sendo finalizada a interligação das novas unidades com as estruturas em operação.

O atendimento ao Bairro São Luiz, e à Região da Próspera, fará com que Criciúma chegue a um índice de cobertura de 45% de coleta e tratamento de esgotos, um investimento em saúde pública e saneamento.

O que muda na ETE com a nova ampliação?

A ETE está sendo ampliada para aumentar sua capacidade de tratamento. Para isso está sendo construído um terceiro tanque de aeração. Nessa estrutura a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos, que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio necessário para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores, por isso o nome do equipamento.

Conforme o Chefe do Setor Operacional de Esgoto da Superintendência Sul/Serra, Yhago Martins, a obra total prevê a implantação de 40 mil metros de rede coletora, 01 estação elevatória e 2.443 ligações domiciliares.

Obras nas ruas do São Luiz

As obras estão intensificadas na Estação Elevatória que fica em frente ao Cemitério Municipal São Luiz. Essa unidade vai bombear o esgoto coletado no bairro até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Santa Luzia.

Porém, mesmo com 100% das esperas para ligações domiciliares já executadas, não está ainda autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos.