Nova Veneza apresenta balanço das ações de enfrentamento à Covid-19

Por: OCP News Criciúma

22/05/2020 - 19:05 - Atualizada em: 22/05/2020 - 19:45

O Governo de Nova Veneza disponibilizou nesta sexta-feira um balanço de suas ações nos dois meses de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município.

Entre as ações durante esses 60 dias estão: a higienização de pontos com maiores aglomerações; implantação e concentração do Centro de Triagem do Hospital São Marcos; entrega de máscaras a toda a população; fiscalização e visitas técnicas de orientação às empresas dos profissionais das Vigilâncias, Epidemiológica e Sanitária, para orientar sobre o combate ao vírus.

Já no Centro de Triagem foram atendidos 252 neovenezianos com síndrome gripal desde o início do isolamento social, após o decreto do Governo do Estado em 18 de março.

Destes pacientes, 78 fizeram exames pelo Laboratório Central (Lacen) e 38 o teste rápido (TR).

Destes 116 pacientes que fizeram exames, 24 tiveram resultados positivos para a Covid-19.

Dos pacientes positivados já são seis curados e um é morador de outro município.

Em monitoramento domiciliar são 44 pessoas.

Os outros pacientes foram descartados por critérios clínicos epidemiológicos.

“Nesses 60 dias nós tivemos uma mudança drástica na rotina da população. Mas temos certeza que, com a ajuda de todos, vamos superar esse momento. Todos os dias buscamos melhorar as condições para evitar o contágio da Covid-19”, diz a secretária municipal de Saúde, Maristela Vitali Cúnico.

Foram anunciadas algumas medidas através de decretos para evitar a aglomeração de pessoas e contágio entre elas, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, e aumento da fiscalização quanto ao descumprimento.

“Estamos trabalhando incessantemente em medidas para combater o contágio do coronavírus. A cada dia evoluímos para buscar uma medida mais eficaz. Porém, nós moradores, precisamos fazer a nossa parte com os cuidados de higiene, uso de máscaras e evitar aglomerações. Assim como os visitantes da nossa cidade devem tomar os mesmos cuidado”, comentou o prefeito Rogério Frigo.

Empresas

As empresas de Nova Veneza têm cumprido o seu papel social, além de voluntários que contribuíram com doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), na confecção de máscaras e roupas de proteção.