Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou oficialmente a nova Proposta Curricular da educação do município para os próximos 10 anos. O documento tem como uma das principais características propor uma educação que vê o aluno como protagonista e também produtor de conhecimento.

O lançamento aconteceu de forma online, em cumprimento às normas de prevenção ao coronavírus, e contou com a participação de profissionais da rede municipal, particular e também da região.

A Proposta Curricular de Jaraguá do Sul segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada em esfera federal, em 2017.

A secretária municipal de Educação Ivana Atanásio Dias explica que a BNCC se trata de um documento no qual a proposta do município se apoia, mas deixando espaço para que os municípios estabeleçam orientações de acordo com as particularidades locais.

Como exemplo, Ivana destaca uma tendência entre o aluno jaraguaense de se interessar mais por um modelo educacional em que ele seja protagonista, sendo incentivado a pensar, ser inventivo e criativo. "Essa tendência da educação contemporânea é percebida em alunos no mundo inteiro", observa.

O modelo tradicional, onde o aluno se preocupava mais em decorar o conteúdo, já não satisfaz mais as novas gerações, aponta a secretária, destacando que a educação, assim como o mundo, está sempre em transformação.

O problema do modelo "conteúdista", ela explica, é que nele os assuntos podem ser esquecidos facilmente e não significa que o aluno internalizou o conhecimento. Ivana destaca que a educação contemporânea vê que o real aprendizado acontece quando o aluno internaliza o conteúdo, reflete sobre ele e vivencia o que aprende.

"Os professores de matemática e ciências já trabalham com projetos que incentivam o aluno a pensar e propor soluções criativas, temos projetos belíssimos nessas áreas. O objetivo é que a criança sinta que ela faz parte [do processo educacional] e também está produzindo conhecimento", afirma Ivana.

Para o ano que vem, a Secretaria de Educação tem a intenção de implantar projetos extraclasse nas áreas de inovação e educação financeira, acrescentando mais horas de ensino, mas vai depender da situação do coronavírus, já que os projetos precisam ser presenciais.

Guia para o professor

Na prática, a Proposta Curricular funciona como um guia para o professor, ao elaborar o plano de curso para o ano. Além disso, a cada dia o profissional precisa desenvolver os planos das aulas, já que é ele quem enxerga as dificuldades e competências de cada turma e aluno, e precisa adequar o trabalho para que o conteúdo seja apreendido.

Ivana Dias também evidencia a forma como a proposta curricular de Jaraguá do Sul foi feita. O documento contou com a colaboração de centenas de profissionais, durante muitos anos de estudo. Todos os professores da rede participaram da elaboração da nova proposta pedagógica.

O papel dos pais

Para enxergar o papel da família no processo pedagógico, a secretária observa que o papel do professor na educação contemporânea é ser um tutor, que auxilia no aprendizado, indo além da ideia de apenas transmitir o conhecimento.

"Se o professor transmitir seu conteúdo, o aluno terá acesso ao que o professor sabe, e não vai além disso. Mas, hoje é preciso que o profissional auxilie o aluno a pensar, depurar as informações, que ele saiba fazer e criar", diz Ivana.

Assim, cabe à família, diz a secretária, entender que a escola mudou, que hoje a sociedade está digitalizada mas, que sem proatividade dos pais e responsáveis para lidar com essa digitalização, a criança pode ficar limitada a usar ferramentas como os smartphones apenas para passar o tempo.

"Os pais precisam ser mais proativos, para ajudar a mediar tudo isso em casa. Como diz na Constituição Federal, a Educação é um direito de todos, um dever do Estado e também da família", aponta.

Ensino em destaque

Nesta semana, o Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, recebeu a primeira cópia da Proposta das mãos da secretária e das professoras Olga Madalena Fuckner Schmitz e Juliana Holtz Thomaz. Ele comentou que o esforço para a elaboração deste documento deve ser ainda mais ressaltado com as dificuldades trazidas pela pandemia.

“Esse trabalho vai nortear os professores e os nossos alunos para os próximos anos, foi uma realização que coloca a nossa rede de ensino em ainda mais destaque. A educação jaraguaense é motivo de orgulho e assim vai continuar sendo”, afirmou o Prefeito.

 

Telegram Jaraguá do Sul