O inverno, que começou tímido e até mesmo com temperaturas acima da média para esta época do ano, pegou os jaraguaenses de surpresa neste fim de semana. O frio intenso fez muita gente tirar os casacos do armário e encorajou os turistas com vontade de ver a neve de perto a viajar para a Serra Catarinense.

Desde sexta-feira (5), as cidades da região registraram temperaturas baixas. De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram Gislânia Cruz, Jaraguá do Sul registrou na madrugada deste domingo (7), 0,8ºC.

Frio intenso fez cascata congelar na cidade de Urupema | Foto Marleno Muniz Farias/Prefeitura de Urupema

No Estado, a massa de ar polar intensa fez a cascata do Morro das Torres congelar parcialmente em Urupema. A cidade registrou -9,2ºC no domingo (7), a menor temperatura no local desde 1992. Logo atrás, São Joaquim, região conhecida como uma das mais frias do Brasil registrou -6.6ºC.

Tendência para as próximas semanas

Uma nova frente fria, mas de fraca intensidade, deve passar por Jaraguá do Sul nos próximos dias. Com isso, as temperaturas não vão baixar tanto quanto no último fim de semana.

"Até o fim do mês, não há previsão de uma massa de ar polar de forte intensidade, pelo menos por enquanto", explica a meteorologista Gislânia Cruz.

Apesar de o frio ter aparecido com grande intensidade, ele vai perdendo a força a partir da segunda-feira (8) e as temperaturas devem subir de forma gradativa. "O pior desta massa de ar frio já passou e a tendência é que nos próximos dias volte a esquentar", explica a meteorologista Gislânia Cruz.

Segundo a Epagri/Ciram, a madrugada desta terça-feira (9) em Jaraguá do Sul deve registrar minímas de 7ºC e as temperaturas máximas durante o dia serão de 21ºC.

Já na quarta-feira (10), os termômetros começam a subir. A cidade amanhece com temperaturas na casa dos 10ºC e durante a tarde a temperatura varia entre 22ºC e 23ºC.

Geada foi registrada na estrada do Rio do Júlio neste final de semana, em Joinville | Foto: Victor Hugo Euclides/Arquivo Pessoal

Segundo Gislânia, o clima está sob a influência do El Niño, o que acaba inibindo a presença da massa de ar frio na região. Isso, porém, não significa que a estação não registre novas temperaturas negativas.

"Não devemos ter muitas ondas de frio. Pode ser que ocorra até o final da estação, afinal, estamos no inverno. Neste trimestre, a previsão é que as temperaturas fiquem acima da média", salienta Gislânia.

Assistência Social intensifica monitoramento

Com a chegada do frio, as pessoas em situação de rua acabam ficando mais vulneráveis as quedas bruscas das temperaturas. E para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou os atendimentos em Jaraguá do Sul neste fim de semana.

"Trabalhamos com o objetivo de proporcionar autonomia para essas pessoas, mas neste momento temos que dar uma atenção maior”, afirma a secretária da pasta, Maria Santin Camello.

Bombeiros atenderam quatro moradores de rua na noite de sexta-feira (5) | Foto Fábio Junkes/OCP News

Segundo a secretária, desde sexta-feira (5), houve um aumento de 37% no número de atendimentos de pessoas em situação de rua e andarilhos na casa de passagem, localizado na rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo.

Caso o frio intenso volte, Maria orienta a comunidade ligar para o número (47) 9 9930-1247 se perceber que alguém em situação vulnerável precise de ajuda.

Sexta-feira (5)

  • 32 ligações de denúncia
  • 08 pessoas atendidas
  • 15 cobertores entregues
  • 04 pessoas aceitaram casa de passagem
  • Bairros: Figueira Baependi Vila lalau vila lendo amizade, barra rio cerro

Sábado (6)

  • 29 denúncias recebidas
  • 01 casal levado para a casa de passagem
  • 10 atendidos permaneceram na rua.
  • 32 cobertores entregues
  • 01 colchão

Domingo (7)

  • Um encaminhamento para a casa de passagem

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger