Nova Estação Elevatória de Esgoto começa a ser implantada em Blumenau

Imagem Google Street View

Por: Felipe Elias

10/04/2021 - 17:04 - Atualizada em: 12/04/2021 - 08:49

Nesta segunda-feira (12), a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, estará na rua Santa Efigênia, no bairro Itoupava Norte, para iniciar os serviços necessários à implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), por meio da escavação de um poço. As obras serão realizadas próximo à residência de número 520 (entrada do Dique), das 8h às 19h, e devem seguir até sexta-feira (16).

Durante esse período, o acesso à rua Santa Efigênia pela rua São Valentim estará interditado. Os moradores poderão utilizar a rua 2 de Setembro, conforme sinalização e orientação dos colaboradores. Diariamente, a partir das 19h, o acesso será liberado.

Com o término da escavação do poço, o trânsito ficará em meia pista até a implantação da EEE ser concluída, o que levará cerca de quatro meses. Por se tratar de uma obra de grande porte e para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, o local da obra será isolado com tapumes.

Para que serve uma Estação Elevatória de Esgoto?

O sistema de coleta de esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No momento em que a topografia não é favorável ou não há presença de desnível natural do terreno, é necessário a utilização de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

A estrutura funciona para bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, fazendo com que os dejetos cheguem na Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima. Dessa forma, o sistema contribui para a redução de contaminação e transmissão de doenças diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.

Atualmente, Blumenau conta com 56 estações elevatórias, que bombeiam diariamente 19 milhões de litros de esgoto para o devido tratamento.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800-771-0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 99988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.