Nos próximos três meses, Santa Catarina terá período de seca

Santa Catarina deve apresentar um período de seca nos próximos três meses, as informações são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Segundo a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA), a região litorânea apresentou uma melhora em relação às secas, devido aos elevados volumes de precipitação nos últimos três meses.

Mas, no interior, as chuvas voltaram a ficar abaixo do esperado, resultando no agravamento do cenário. A previsão para o próximo trimestre é de um período mais seco em Santa Catarina.

O diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da SEMA, Leonardo Ferreira, afirma que o comprometimento com o abastecimento de diversos municípios, exigem um monitoramento mais afundo das secas.

“Embora tenha sido identificada uma melhoria nos estados de criticidade no litoral, persiste a seca prolongada no restante do Estado”, destaca Ferreira.

Situação hidrológica e impactos

Ao todo, 194 municípios catarinenses estão em estado de normalidade, 45 de atenção e 18 de alerta. Nenhum apresenta estado crítico frente às secas e 38 cidades não encaminharam informações de atualização da situação.

“A quantidade de municípios com abastecimento comprometido em estado de atenção (18%) e alerta (7%) reforçam que o Estado continue o monitoramento constante das condições hidrológicas, até que este evento seja completamente encerrado”, finaliza Ferreira.

Ainda o secretário pede o uso racional e consciente dos recursos hídricos para a população de modo geral.

Uma nova edição do boletim hídrico deve ser lançada em 07 de abril. O estudo de monitoramento, é coordenado SEMA, em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Aresc e outras agências reguladoras do Estado.

Com informações de assessoria de imprensa.