O rio Itajaí-Açu atingiu o pico de 6,82 metros, em Blumenau, na noite desta quinta-feira (21). A partir das 23h e no decorrer da madrugada, o nível entrou em processo de queda e chegou a 6,41 metros às 8h desta sexta-feira (22). Apesar disso, a situação ainda é de alerta na cidade, uma vez que continuará chovendo ao longo do dia, sobretudo no período da tarde, quando deve ocorrer em forma de pancadas com intensidade moderada.

Preventivamente, a Prefeitura mantém dois abrigos abertos, um na Paróquia Luterana da Velha e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. Até o momento, contudo, ninguém precisou utilizar as estruturas.

A Defesa Civil de Blumenau já registrou 167 ocorrências desde o último domingo (17). Destas, 106 foram deslizamentos de terra, além de 22 quedas de árvores, 33 análises de risco e seis alagamentos. O órgão avalia os estragos para definir se decretará situação de emergência, trâmite necessário para solicitar recursos federais.

Até a manhã desta sexta, o acumulado de chuva é de 271 mm em janeiro, superando em 48% a média prevista para este mês. Com o solo encharcado e a previsão de tempo instável até o início da próxima semana, a orientação é para que a população fique atenta a possíveis sinais que indiquem risco de desbarrancamento, como inclinação de postes e árvores, aparecimento de rachaduras na parede e em muros, ou qualquer movimento de terra.

 

 

Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone 199 ou 193.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: