Netflix lança teste que mede a velocidade da internet. Confira!

Por: Elissandro Sutil

23/02/2018 - 10:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 10:16

Será que você recebe a mesma velocidade de internet que contratou? A polêmica em torno do serviço prestado pelas operadoras no Brasil é grande, afinal, quem não quer uma internet rápida e equivalente ao pacote acordado?

Pensando nisso, a Netflix criou a ferramenta FAST.com, que funciona como um teste para as pessoas verificarem qual é a velocidade do momento da sua internet. Desde o seu lançamento, em maio de 2016, mais de 250 milhões de testes foram realizados.

De acordo com o diretor técnico da Naxi Fibra em Jaraguá do Sul, Gustavo Stocco, o FAST.com é um teste rápido e simples, que mede apenas a velocidade de download num período curto de tempo e tira uma amostragem da conexão do dispositivo até os servidores da Netflix espalhados pelo Brasil.

Mesmo não sendo um teste conclusivo, dá pra ter uma noção de como a sua internet está funcionando e se você precisa trocar de pacote ou não. O profissional também indicou o site speedtest.net, que é o mais utilizado no mundo para medir a velocidade da internet.

Vale lembrar que, segundo regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas têm que garantir em média 80% da velocidade contratada, durante 95% do tempo. Isso no mês, porque, considerando as medições pontuais, as operadoras têm que garantir apenas 40%. O diretor destaca que o plano de regulamentação é válido exclusivamente para as grandes operadoras, como Vivo e Claro.

Em um teste realizado na redação da Rede OCP News, cuja velocidade da internet contradatada é de 100 Mb, o resultado do FAST.com foi de 100 Mb.

Teste realizado na tarde de ontem (22) apontou que velocidade era de 91 Mp na redação do OCP

Você sabia que a internet de Jaraguá do Sul está entre as 70 mais rápidas do Brasil? De acordo com o ranking do site minhaconexão.com.br, a nossa cidade ocupa a 68ª posição, com 15.5Mbps de velocidade.