A sexta-feira (25) iniciou diferente em São Francisco do Sul. A manhã foi de inauguração do novo píer anexo ao Terminal Turístico Naval, no Centro Histórico. Depois disso, atracou na cidade o primeiro navio de luxo de passageiros, o Seven Seas Explorer, marcando um novo momento para o turismo náutico no Município.Para o prefeito Renato Gama Lobo, a inauguração deste instrumento público colabora com o desenvolvimento da cidade.

“Damos início a um ciclo virtuoso de crescimento do nosso Município. Inauguramos o píer e recebemos a escala de um dos cruzeiros mais luxuosos do mundo. É a roda da economia girando e o turismo crescendo em nossa Ilha”, salienta.

O píer, que possui 46,20 metros de extensão, tem condições para atracação de embarcações de pequeno e médio porte, facilitando, dessa forma, a chegada dos “tenders”, utilizados pelos navios de passageiros. O objetivo é também utilizar esta nova parte do Centro Histórico com o fluxo turístico de visitantes, escunas e outras embarcações que fazem o trajeto ilha-continente.

Turista ficam na ilha até o final da tarde | Foto Prefeitura de São Francisco do Sul

Preparativos duraram meses

Foram meses de preparação para oferecer o melhor receptivo para os passageiros. O Terminal Turístico recebeu manutenções, houve cursos e qualificações (Programa Qualitur), reuniões com os comerciantes e definições de roteiros específicos.

O Seven Seas Explorer possui capacidade para 750 passageiros e 542 tripulantes. Público estrangeiro com gasto médio estimado acima de U$ 200 por passageiro. Com duração de 28 noites, o cruzeiro inicia no Rio de Janeiro e vai descendo a costa até cruzar o Oceano Atlântico para o Pacífico com destino final em Santiago, no Chile.

Segundo a secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Jamille de Freitas M. Douat, a chegada do Seven Seas Explorer posiciona a cidade novamente no mercado de cruzeiros.

“Nosso município já tem uma vocação natural por conta das belezas naturais. É um momento de entusiasmo e oportunidade de geração de renda, queremos que nossos visitantes, assim como moradores, sintam orgulho da nossa cidade”, afirma.

O navio ficará aportado em São Francisco do Sul até as 18h. Durante todo o dia, os passageiros e tripulantes poderão contemplar as belezas da cidade com walking tours e apresentações diversas de folclore local e escola de samba. Na chegada ao Município, eles foram recepcionados pelas autoridades presentes e pelas canções tocadas pela Fanfarra do Colégio Adventista.

Quer receber as notícias no WhatsApp?