Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mutirão implanta horta em Jurerê

Em torno de 20 pessoas participaram de mutirão na manhã desta terça-feira (10), quando foram montados 12 metros quadrados de canteiros elevados, quatro para plantas medicinais e três maiores para hortaliças | Foto Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/07/2018 - 06:07

Com suporte do Programa Municipal de Agricultura Urbana da Prefeitura de Florianópolis, a Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional (Ajin) implantou uma composteira coletiva e horta sintrópica na área Pé de Fruta.

Em torno de 20 pessoas participaram de mutirão na manhã desta terça-feira (10), quando foram montados 12 metros quadrados de canteiros elevados, quatro para plantas medicinais e três maiores para hortaliças.

O sistema inclui duas composteiras em tubos circulares, com capacidade de 300 litros cada, em modelo desenvolvido pela Comcap, para entrega e recuperação de resíduos orgânicos.

A primeira experiência nesse sistema de horta e compostagem tubular está em operação na Tapera desde o ano passado.

Separação de orgânicos

A Prefeitura de Florianópolis vai implantar de forma inédita no Brasil a coleta seletiva de orgânicos ponto a ponto.

O Programa Municipal de Agricultura Urbana (Pmau) é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, Floram, Superintendência de Pesca e Agricultura e Comcap. Opera de forma integrada a implantação de hortas urbanas e de valorização de resíduos orgânicos por meio de compostagem comunitária e institucional.

Durante a prática de preparação dos canteiros, Francisca Daussy, representante da Saúde no Pmau, comentou sobre os ganhos para a pessoa que manuseia o composto orgânico. “Ganha-se anticorpos, previne-se doenças, além de servir para esquentar”, divertiu-se.

Moradores participaram do mutirão em Jurerê Internacional | Foto Divulgação

O grupo aproveitou para trocar informações sobre cultivo de plantas e destinação dos resíduos. Casca de ovos nos canteiros para evitar lagartas, aconselhou Silvane do Carmo, da Floram.

Água de leite para prevenir colchonilha, recomendou o diretor de Pesca, Maricultura e Agricultura, Fábio Faria Brognoli. A água com que se lava o saquinho de leite antes de encaminhar para a coleta seletiva da Comcap pode ser dispensada nos vasos e canteiros para evitar a praga.

Para o assessor técnico da Comcap Zenilto Custódio da Silva, as experiências em Florianópolis mostram que não há barreiras sociais para boas práticas na gestão dos resíduos. “As hortas urbanas têm elevado e melhorado o contato entre vizinhos por toda a cidade, são um importante espaço de exercício da cidadania e da gentileza”, aponta ele.

* Com informações da assessoria de imprensa da Comcap

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação