Neste sábado (10), a Prefeitura de Gaspar promove mais um mutirão de vacinação contra a febre amarela. As unidades de saúde dos bairros Centro, Barracão e Gasparinho Quadro atenderão das 7h30 às 13h, facilitando a imunização de quem não tem disponibilidade durante a semana.

Todas as pessoas com mais de nove meses de idade, ainda não vacinadas, devem procurar as unidades de saúde. Uma dose é o suficiente para proteger por toda a vida. Pessoas com idade acima de 60 anos devem tomar a vacina sob orientação médica, por isso, haverá médicos nas três unidades de saúde para avaliar e orientar essa parcela da população.

Atualmente, apenas 57% dos gasparenses têm registro da vacina. A meta nacional é atingir 95% do público-alvo. Durante a semana, as salas de vacinação do município funcionam das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Febre amarela em SC

Em 2019, já foram registradas duas mortes em decorrência de febre amarela no estado, ambas de moradores do Norte: um homem de 40 anos, em Itaiópolis, no dia 29 de junho; e um homem de 36 anos, em Joinville, no dia 12 de março. Santa Catarina não tinha casos da doença em humanos desde 1966.

Além disso, nesta quinta-feira (8), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou a quarta morte de um macaco em razão de febre amarela. O caso aconteceu em Jaraguá do Sul. As outras três ocorrências foram em Garuva, Joinville e Indaial.

Quer receber as notícias no WhatsApp?