Com o objetivo de proporcionar novos sorrisos à população de forma gratuita, o Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um mutirão de próteses dentárias, ação que faz parte do projeto “Cocal Sorridente”. Por isso, nos meses de maio, junho e julho a ideia é zerar a fila de espera, dando mais agilidade e dobrando o número de atendimentos.

Os atendimentos acontecem todas as segundas (a partir das 15h), terças (a partir das 17h) e quintas (período vespertino), por meio de agendamento. A população tem acesso ao serviço após consulta com o dentista da equipe de saúde bucal das unidades de atenção básica nos ESFs. Os horários para os atendimentos aos pacientes que necessitam das próteses foram estendidos para melhor atendê-los.

“Todo paciente cadastrado no SUS pode receber a prótese, porém existem regras, visto que cada unidade de saúde tem o seu manual, por isso o paciente precisa passar primeiro por uma consulta com o dentista da unidade de saúde do seu bairro, para ver qual o tipo de prótese que precisa de acordo com a necessidade”, explica o cirurgião-dentista e coordenador da Saúde Bucal de Cocal do Sul, Carlos Henrique Búrigo Rosso.

De acordo com Carlos, o mutirão iniciou nesse mês e seguirá até zerar a fila de espera. Estão sendo atendidos cerca de pacientes 60 pacientes por semana, totalizando 60 próteses por mês. Ao todo, o paciente passa por quatro consultas até receber a prótese definitiva.

Para dúvidas e agendamentos, os interessados podem ligar para o telefone (48) 99182-9925 e (48) 98427-2762. “Todo o encaminhamento de prótese dentária é incluído no Sistema de Regulação - SISREG, que regula uma fila única dos encaminhamentos e posteriormente são atendidos no município por uma empresa contratada através do CISAMREC – Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC”, pontua o coordenador.