Mutirão de bioconstrução estimula espírito comunitário em Schroeder

Foto Divulgção/Piero Ragazzi

Por: Gustavo Luzzani

15/12/2018 - 05:12 - Atualizada em: 15/12/2018 - 14:34

A vontade de Gean Carlos Ramos em trabalhar com um vínculo comunitário criou algo inovador em Jaraguá do Sul e região: um mutirão para bioconstruir a sede de um centro de terapias em Schroeder, o Integrarte Arteterapia. E a próxima etapa desse projeto acontece nesse domingo (16), aberto aos interessados.

Nos dias 17 e 18 de novembro, foi realizada a primeira oficina no espaço, que fica na rua Erich Froehner. Segundo Gean, a oficina foi uma experiência bem inovadora, já que a proposta era dar início a construção do espaço, em formato octogonal, usando materiais disponíveis na propriedade.

O local será construído a partir dos princípios da permacultura e da bioconstrução, que tem como finalidade ser usado depois para diversos tipos de vivências, como processos de desenvolvimento humano, experiências ligadas a eco-sustentabilidade.

“Como tenho formação em psicologia, pretendo desenvolver psicologia e terapia comunitária”, relata.

Ramos diz que pretende montar o espaço com parceria de outros coletivos, levando propostas que estejam ligadas ao desenvolvimento humano para promover uma consciência coletiva.

“Um espaço de troca de aprendizado para a comunidade.

A ideia da bioconstrução é fazer casas fabricadas com argila, areia, entre outros materiais de fácil acesso e com valor muito mais em conta as casas tradicionais. O movimento alinha as necessidades construtivas com a natureza, o ambiente e a própria saúde dos envolvidos.

O psicólogo ressalta que a cada pedra colocada na construção, cada argila inserida na parede, no solo, ou na fundação, o voluntário deixa uma parte de si mesmo.

“A cada coisinha que é colocada na construção, é colocada a questão física e simbólica da pessoa”, enfatiza.

No mutirão deste domingo, que começa às 9 horas, será oferecido um nutritivo almoço, então Gean sugere as pessoas levarem algum alimento vegano para a realização de um lanche comunitário. Podem ser frutas, castanhas, pão, bolo, salgado e mais coisas do gênero.

Prazer em ajudar o próximo

Desde que soube do projeto, Ivo Ramos, 42 anos, juntou a família e se inscreveu para participar. Ele disse que adora construir utilizando o conhecimento de nossos antepassados, além de estar voltado para um ótimo propósito, que é cuidar do meio ambiente, reutilizando materiais reciclados e de fácil acesso e valor.

“Muito importante a mão de obra onde todos aprendem, interagem e ajudam o próximo trabalhando em equipe”, explica.

Ivo gostou tanto de ideia que no próximo domingo estará ajudando como “voluntário, amigo e parceiro”, como próprio denomina a participação dos integrantes.

Ele convidou a comunidade da região para por a mão na massa. “Conhecer e sentir o poder da natureza, do barro”, conta.

Serviço

Endereço: rua Erich Froehner, número 1923, em  Schroeder
Inscrição: para confirmar a sua presença,  mande uma mensagem para o WhatsApp (47) 98865-1016 (Gean, espaço Integrarte) ou (47) 99207-1986 (Diogo, do Coletivo Ecoar).

Quer receber as notícias no WhatsApp?