Mutirão contra a catarata realiza 103 procedimentos em dois dias em Hospital do Litoral Norte

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/12/2017 - 22:12 - Atualizada em: 28/12/2017 - 08:05

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Moradores de São Francisco do Sul estão recebendo um verdadeiro presente de Natal: ter uma melhora significativa na visão e, em alguns casos, voltar a enxergar perfeitamente. Eles são pacientes que há um bom tempo sofrem com a catarata. A correção está sendo feita em um mutirão, nesta terça e quarta-feira (27) o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça  Na ação serão realizados 103 procedimentos.

Os pacientes passaram por três etapas antes da cirurgia: mapeamento, atendimento e definição de pessoas aptas. Após a cirurgia, eles terão o último acompanhamento que será o pós-cirúrgico.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.

Entre os 103 pacientes atendidos, Dário de Paula Bezerra, 67 anos, estava há mais de dois anos na fila. Segundo ele, realizar a cirurgia neste fim de ano é uma alegria. “Eu estava esperando e precisando muito, pois a vista está cada vez mais fraquinha. A gente sabe que quanto mais demora, pior fica, por isso estou feliz de poder fazer a cirurgia e começar o novo ano ainda melhor”, afirmou.

O mutirão, que foi liberado e recebe recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, é uma conquista para a cidade. “Uma junção de esforços entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Ideas possibilitou a realização dessas cirurgias novamente aqui no município. Antes, tínhamos que contratar hospitais de fora para atender os nossos munícipes”, ressaltou a secretária de Saúde, Nádia Raposo.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

*Com informações de assessoria de imprensa

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação