Mutirão agiliza atendimento de pacientes que aguardam por cirurgia de catarata em Indaial

Foto Imagem Ilustrativa

Por: Giulia Venutti

11/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 11/03/2020 - 15:26

Além do mutirão de exames de ultrassonografia, a Prefeitura de Indaial trabalha para agilizar o atendimento de pessoas que aguardam na fila por cirurgia de catarata. Na próxima quarta-feira (18), cerca de 50 pacientes com suspeita da doença serão encaminhados para avaliação oftalmológica.

Caso o diagnóstico de catarata seja confirmado, o cidadão passará por cirurgia para reversão do quadro. O procedimento, realizado em formato de mutirão pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrerá no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, sem nenhum custo para o paciente.

Por isso, pessoas que possuem pré-diagnóstico da doença, e não estão cadastradas na rede municipal de saúde, devem procurar, até esta sexta-feira (13), o Setor de Regulação do Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais), localizado na rua Leoberto Leal, 155, no bairro Tapajós. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar encaminhamento médico, RG, cartão SUS e comprovante de residência na cidade.

 

 

O que é a catarata?

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. Caracteriza-se pela perda de transparência do cristalino, lente natural, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos desenvolve a doença. Essa proporção aumenta a partir dos 75 anos, quando metade das pessoas enfrenta o problema. Com a cirurgia, a lente natural é substituída por uma artificial.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul