Musicarium terá sede construída no bairro Cidade das Águas, em Joinville

Por: Thomas Madrigano

26/11/2021 - 15:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 17:55

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira terá sua sede construída no bairro inteligente Cidade das Águas, em Joinville. No dia 8 de dezembro, haverá uma solenidade para anunciar o empreendimento.

 

 

Fundado em 2017, o Musicarium é um centro para formação profissional de musicistas de excelência. O objetivo é desenvolver talentos a partir dos 4 anos de idade, formando profissionais de alta performance para integrar três futuras orquestras: Infantojuvenil (2019), Jovem (2025) e Filarmônica Profissional (2030)

O plano de desenvolvimento dos alunos tem duração de 9 anos. Neste ciclo de aprendizagem, são preparados para aprimorar suas técnicas em universidades de referência no exterior, experimentando vivência internacional com músicos inspiradores.

Sede

O projeto da sede do Musicaium contempla dois edifícios interligados: o prédio da Academia de Música, que atenderá cerca de 500 alunos, e o Concert Hall com capacidade para uma plateia de 700 pessoas.

Já na área externa do prédio o projeto prevê a transmissão de espetáculos com projeção de áudio e vídeo de alta qualidade, possibilitando que mais de 2 mil pessoas apreciem as apresentações gratuitamente, criando um espaço de integração sociocultural único no país.

O terreno doado e destinado ao Musicarium será de aproximadamente 4.870 m², em uma localização privilegiada na Cidade das Águas, em que todos os caminhos no bairro levarão até ele.

O projeto arquitetônico do é assinado pela Metroquadrado Arquitetura e contempla uma infraestrutura de padrão internacional, com projeto acústico desenvolvido pela Nagata Acoustics, que é responsável por muitas das melhores salas de concerto do mundo, como a Philharmonie de Paris, a Elbphilharmonie, em Hamburgo, e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp