Música com engajamento

Geral
quinta-feira, 04:00 - 28/07/2016

A arte, em todas as vertentes, é uma forma de expressão e pode ser um canal de comunicação. Pensando em dar voz para crianças em situação de vulnerabilidade social, nasceu uma oficina de música eletrônica, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A iniciativa da estudante de Moda Marieli Hacke visa ensinar crianças de oito a 12 anos o que é a música eletrônica, como fazer e usar as melodias como uma ferramenta de expressão. Com isso, temas como a violência contra as crianças serão debatidos.
“É muito fácil para nós adultos falarmos do que sofremos, ainda que para muitos não falem, mas as crianças não falam. Elas não dizem que sofrem abuso, que são agredidas ou que sofrem qualquer tipo de violência e ao que são submetidas, e é através da música que queremos que elas se expressem”, conta Marieli.
A ideia surgiu em uma conversa com amigos. Como trabalha com música, Mariele e colegas de São Paulo visitaram comunidades na capital para conhecer a realidade das crianças, e perceberam que o que elas mais desejam é brincar em segurança. Depois de escreverem uma música sobre o tema - que deve ser lançada na próxima semana - decidiram fazer um trabalho com crianças de Jaraguá do Sul. “Resolvemos fazer algo que tenha impacto na sociedade. As crianças são nosso futuro, portanto, temos que dar muito atenção para elas”, diz.
Os participantes terão doze encontros, de 6 de agosto a 29 de outubro, aos sábados, das 8h às 11h, onde aprenderão mais sobre música e como expressar sentimentos através da arte. A turma aprenderá a tocar instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos e, ao final do curso, farão uma música.
As inscrições seguem até sexta-feira (29) e devem ser feitas diretamente no Núcleo de Projetos Comunitários (bloco C), pelos pais das crianças interessadas. A Católica SC está localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Mais informações através do telefone (47) 3275-8330.
×