Museu de Joinville leva às escolas interatividade e reflexões sobre a memória cultural

Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville | Foto Wikipedia

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/02/2019 - 13:02 - Atualizada em: 20/02/2019 - 13:39

Nesta quinta-feira (21), às 8h45 horas e às 14 horas, o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville (MNIC) leva aos  alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bom Retiro, a “Oficina Mala dos Viajantes”.

A atividade é um dos projetos educativos oferecidos pelo MNIC e tem o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre memória, cultura e patrimônio relacionados ao processo de imigração.

Na “Oficina Mala dos Viajantes” a equipe de educadores e monitores do MNIC leva às escolas uma mala antiga contendo cerca de vinte objetos diversos – muitos deles já obsoletos e em desuso – incluindo utensílios de cozinha, louças, artigos de uso pessoal, equipamentos de som e imagem, entre outros.

Após uma dinâmica sensorial, os alunos e professores identificam os objetos e passam a relacioná-los com memórias familiares, com o cotidiano e com a própria história do museu.

De acordo com a coordenadora do Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville, Helena Ganske, as ações educativas são uma forma de se aproximar de diferentes grupos da comunidade, despertando o interesse do público em conhecer mais sobre a história e sobre o próprio trabalho do MNIC.

“As atividades provocam diferentes reações e desejos que são canalizados para a preservação do patrimônio cultural, através da provocação de memórias e lembranças. Os sujeitos são convidados a pensar temas relacionados diretamente ao universo do Museu Nacional da Imigração e Colonização, tais como trânsito, passagem, imigração, entre outros”, explica Helena.

A “Oficina Mala dos Viajantes” pode ser realizada nos turnos matutino e vespertino. A atividade tem cerca de uma hora e meia de duração, com grupos de até quarenta crianças.

Quer receber as notícias no WhatsApp?