Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Museu Arqueológico de Sambaqui faz estudo sobre o cará

Por: Gabriel Junior

19/04/2018 - 07:04

Nesta quinta-feira (19), técnicos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville irão visitar a comunidade do Morro do Amaral e fazer levantamento sobre as espécies de cará presentes na região, sua relação com o ecossistema e a possível representatividade que o tubérculo possui para a comunidade local.

Além de investigar se o cará era um produto consumido pelo povo sambaquiano que habitou a região de Joinville, a equipe do Museu de Sambaqui tem o objetivo de descobrir a origem das variedades dos tubérculos que podem existir no território.

Outro aspecto relevante da pesquisa é descobrir se a comunidade do Morro do Amaral identifica o cará como parte da vegetação nativa do local e se conhece seus valores e suas propriedades nutritivas. A visita da equipe do MASJ será acompanhada pelo professor de Etnobotânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nivaldo Peroni.

Dalzemira Anselmo Souza, bióloga do MASJ, explica que “Joinville é um dos maiores produtores de cará de Santa Catarina. E queremos trabalhar com a comunidade no sentido de que valorizem as nossas plantas nativas. Do ponto de vista científico, nossa ideia é produzir uma coleção de referências do cará, tanto com material inteiro como, também, em lâminas microscópicas para identificação dos restos vegetais encontrados nos sítios arqueológicos”.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel Junior

Repórter de segurança pública e editor de conteúdos gerais