Municípios do Consórcio Quiriri terão assessoria para projetos encaminhados a Brasília

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/06/2017 - 17:06 - Atualizada em: 20/06/2017 - 17:49

Os prefeitos de Corupá, São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre, municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Quiriri, assinaram na manhã desta terça-feira (20), durante assembleia realizada na Prefeitura de Rio Negrinho, contrato com empresa especializada em consultoria e assessoria que terá a responsabilidade de agilizar a aprovação de projetos e dar encaminhamento a outros junto do governo federal e organismos internacionais sediados em Brasília.

A contratação de empresa vai diminuir os custos para as prefeituras, que vão ratear as despesas da consultoria, com a expectativa de ter também uma resposta mais rápida dos projetos apresentados no Distrito Federal, com o objetivo de agilização de recursos e melhorias para a população destas cidades.

Estiveram presentes na assembleia bimensal do Quiriri os prefeitos de Corupá, João Carlos Gottardi; de São Bento do Sul, Magno Bolmann (também presidente do consórcio); de Rio Negrinho, Julio Ronconi; e de Campo Alegre, Rubens Blaszkowsky.

Para a próxima reunião do consórcio, em agosto, o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, solicitou que a empresa aprovada no pregão aberto pelo Consórcio Quiriri faça uma apresentação aos secretários municipais sobre como será realizada a consultoria. Gottardi destaca que este tipo de serviço deve agilizar o encaminhamento de verba do governo federal para Corupá, São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre, sendo muito importante ainda mais em tempos de crise.

Acolhida na Colônia

Também durante a reunião do Consórcio Quiriri foi assinado o termo de rateio da cooperação científica e técnica para fomentar o agroturismo por meio da implantação do programa “Acolhida na Colônia”, na região dos municípios de Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. O implantação do programa foi aprovada pelos prefeitos em maio, quando a assembleia do consórcio ocorreu em Corupá.

O Programa “Acolhida na Colônia” começou na década de 1990, nas cidades de Santa Rosa de Lima, Urubici, Rancho Queimado, em que os agricultores são levados a se organizar para receber os turistas aproveitando e mostrando o que já existe na propriedade rural. Baseado em projeto que surgiu na França na década de 1980, o  “Acolhida na Colônia”  foi adaptado para o Brasil e hoje já está implantado em 24 municípios de Santa Catarina, sendo levado como projeto-piloto para uma cidade do Rio de Janeiro e para o interior de São Paulo. O programa aplicado em Santa Rosa de Lima e municípios vizinhos ganhou prêmio da Editora Globo e do Finep.

Aniversário do Consórcio Quiriri

Também durante a assembleia realizada em Rio Negrinho foi apresentada a programação dos 20 anos de fundação do Consórcio Intermunicipal Quiriri. O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri, foi instituído como uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos em 28 de setembro de 1997. Em sua constituição inicial participaram os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Em 1999, Corupá passou a integrar o consórcio.

Para marcar a data de fundação, está sendo elaborada extensa programação que vai desde homenagem na Assembleia Legislativa, até um fórum intermunicipal de turismo, memorial e homenagem aos ex-presidentes do Consórcio, pedais ecológicos nas quatro cidades do Quiriri, concurso fotográfico, entre outros eventos. A programação deve ocorrer de 21 de setembro a 2 de outubro.

*Com informações e foto da assessoria de imprensa