Municípios da Grande Florianópolis querem o aumento na oferta de leitos pelo governo do estado

Foto Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 09/07/2020 - 10:41

 

Prefeitos das quatro principais cidades da Grande Florianópolis se reuniram para definir ações em conjunto visando combater o aumento no contágio do Covid-19 na região. Uma das propostas das cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, é ajudar o Governo do Estado, que é o responsável pelo atendimento hospitalar e regulação de leitos, na contratação de novos leitos de UTIs. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (8).

Mesmo não sendo responsáveis pela implantação de novas UTIs, as prefeituras estão dispostas a entrar com metade do valor para que o Estado abra novos leitos, mas exigem que eles sejam utilizados somente para moradores da região. Além da contratação, o município de Biguaçu também colocou à disposição a estrutura do hospital da cidade para que seja realizada a ampliação de leitos.

 

Protocolos iguais

Com a união das cidades, as vigilâncias em saúde vão trabalhar para adoção de protocolos iguais, como o de monitoramento dos casos confirmados por Covid. Os prefeitos observam uma dificuldade em conseguir manter todos os suspeitos e confirmados nas suas residências. Um sistema inteligente de telefonia pode auxiliar no serviço. Além disso, pedem ao Estado mais agilidade no resultado dos exames do Lacen, o que tem dificultado a possibilidade de saber a real situação da região.

Sobre possíveis flexibilizações, os municípios não realizarão novas enquanto os casos se mantiverem subindo. Os órgãos de saúde de cada prefeitura vão se reunir para definir, nesta semana, o funcionamento dos serviços na região, mas pedem uma participação mais efetiva do Estado no sentido de determinar o que pode e o que não pode abrir, já que é o responsável pela regulação de leitos hospitalares e sabe qual a real capacidade de atendimento.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp