A Secretaria de Saúde de Descanso, no Oeste de Santa Catarina, divulgou nesta quarta-feira (7) que o município ultrapassou a marca de 73% de adultos imunizados com a primeira dose de vacina contra a Covid-19.

Conforme o secretário da pasta, Cleber Rech, o município aplicou até o momento 5.914 doses da vacina, sendo 4.384 da primeira dose, 1.464 da segunda dose e 66 doses únicas.

“Estamos trabalhando muito para aplicar as doses assim que elas chegam ao nosso município e precisamos que a população venha receber a vacina quando for chamado. Na semana passada, 120 pessoas não compareceram para a vacinação e isso nos preocupa, uma vez que isso atrasa a imunização, o trabalho dos profissionais de saúde e também porque a imunização é essencial para a proteção da população”, destaca.

Rech destaca que todas as pessoas que devem receber a vacina são avisadas pelos agentes comunitários de saúde.

“Quando temos vacinação, cada pessoa é avisada pelo seu agente de saúde e por meio das redes sociais da Prefeitura, tanto para receber a primeira dose, como a segunda. Aos faltantes, eles devem procurar a Secretaria e dar seu nome, para serem encaixados no próximo dia de vacinação”, explica.

Ele ainda enfatiza que a vacina é confiável.

“Diversos laboratórios e centros de pesquisa em todo o mundo realizaram um trabalho em conjunto para desenvolver imunizantes contra o coronavírus, que passaram por diversos testes e foram aprovados para serem aplicadas na população. A vacina é segura e confiável e somente com ela é que vamos conseguir ter uma taxa de imunização suficiente para combater o vírus. Prova disso é que os dados do nosso município mostram que as pessoas que já receberam a vacina são as menos acometidas atualmente pelo vírus”, finaliza.

*Com informações de assessoria de imprensa.