Mulheres guerreiras: exposição resgata autoestima de pacientes que lutaram contra câncer de mama

Foto Mariana Florencio

Por: Giulia Venutti

17/09/2019 - 17:09

Mostrar a beleza, emoção e alegria que existe por trás da roupa, mesmo de quem passou ou está passando por um processo tão intenso quanto o tratamento do câncer de mama. Este é o objetivo da exposição Revigorar, que entrou em exibição nesta terça-feira (17), em Blumenau.

A iniciativa do CIC Blumenau, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, traz um editorial de moda de 14 mulheres e, junto com as fotos com peças que são tendência, imagens das cicatrizes e marcas da mastectomia (retirada cirúrgica da mama).

Foto Mariana Florencio

Os registros são da fotógrafa Mariana Florencio, que contou com uma equipe voluntária de maquiagem e produção. Para ela, captar no olhar e na expressão das modelos a vivacidade que há nelas foi o grande presente da exposição Revigorar. “Foi emocionante perceber quanta energia existe em cada história. Saímos todos emocionados e felizes com o resultado”, comenta.

A exposição segue até 30 de outubro, no piso superior do CIC Blumenau, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 18h30, na rua 2 de Setembro, 1.395, na Itoupava Norte.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Maria Christina Dorigatti, diz que a ação que reúne arte e conscientização traz uma abordagem valiosa para o Outubro Rosa.

“O processo que envolve a mastectomia não é fácil e exige que a mulher se reconstrua. Dar a essas 14 pacientes a oportunidade de se reencontrarem com a sua beleza e mostrar ao público que existe uma vida vibrante durante e depois do tratamento é fundamental para inspirar quem está passando por ele”, explica.

Foto Mariana Florencio

Já Daniela Marthental, presidente do CIC Blumenau, destaca que a proposta é usar a moda como ferramenta de autoestima. “Queremos promover um olhar carinhoso sobre o corpo, reafirmar que cada beleza é única e fazer com que mulheres que passaram ou estão passando pelo tratamento do câncer de mama tivessem contato com o seu amor-próprio”, afirma.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?