A partir de segunda-feira (4), os motoristas precisam estar atentos ao trafegar pelo Centro de Jaraguá do Sul. Isso porque, conforme anúncio da Prefeitura, três ruas sofrerão alteração de fluxo e sentido na tentativa de minimizar congestionamentos e também com o objetivo de dar mais segurança aos motoristas.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes, Írio Riegel, o objetivo das mudanças foi justamente esse: mobilidade e segurança.

Portanto, as ruas Reinoldo Rau, Leopoldo Manke e Leopoldo Malheiro serão alteradas. O diretor explica que, no caso da Reinoldo Rau, haverá um período de testes de pelo menos 20 dias para que possam ser avaliados os impactos da mudança.

No caso desta via, a pista da esquerda passa a ter sentido obrigatório a partir das proximidades do edifício empresarial Market Place.

Só será possível a conversão para a rua Quintino Bocaiuva. Segundo Riegel, inicialmente a sinalização será realizada com cones, durante o período de teste, “para ver como o trânsito se comporta”, diz.

Ele explica ainda que a decisão de alterar o sentido do local foi tomada após análise do trânsito e das situações consideradas de risco que ocorrem neste trecho da Reinoldo Rau.

“O pessoal que usa aquela pista e segue reto acaba ‘trancando’ quem quer entrar para a Quintino e para não esperar na fila, os motoristas entram por cima da ciclovia para virar à esquerda. É uma manobra que além de irregular, coloca em risco a vida dos ciclistas”, afirma.

Mudanças no sentido

Já no caso das ruas Leopoldo Manke e Leopoldo Malheiro, a alteração será de sentido. Atualmente, as duas vias se ligam a Barão do Rio Branco e a Marina Frutuoso, com tráfego em mão dupla, a partir de segunda-feira, ambas passam a ter sentido único, funcionando como um binário.

“A convergência na saída da Leopoldo Manke é muito perigosa, existe uma curva onde a visão fica zerada. Assim é muito arriscado. Então, essa rua só dará acesso da Marina Frutuoso para a Barão e zeramos esse problema. Assim, acreditamos minimizar a possibilidade de acidente”, explica.

Na rua Leopoldo Malheiro, afirma Riegel, houve um aumento significativo de fluxo devido a mudança da sede do Procon e, por isso, a diretoria constatou a necessidade de dar mais mobilidade ao local. Além disso, ele destaca que as duas são muito estreitas, com apenas sete metros cada.

“Hoje funciona o Procon e o movimento aumentou muito, então já que mudamos a rua anterior, essa vai fazer o movimento contrário, dando acesso da Barão para a Marina. Uma entra e a outra sai“, explica.

Motoristas aprovam mudanças

Embora as mudanças ainda não tenham sido colocadas em prática, os motoristas já estão atentos e aprovam as alterações propostas pela Diretoria de Trânsito e Transportes. Para o representante Ivan Grutzmacher a mudança prevista para a rua Reinoldo Rau a tornará mais segura.

“Eu acho muito viável e importante. Ali tem muita gente cortando a frente e com tachões e sem poder seguir reto, não tem como cortar. Vai ficar mais seguro para quem está naquela faixa”, analisa.

Apesar de aprovar, Grutzmacher também pondera que problemas podem surgir e, por isso, avalia com bons olhos o período de testes, para que possíveis problemas possam ser identificados.

“É uma questão de adaptação. E é bom ter um período para testar porque se surgirem problemas, eles podem ser corrigidos, mas acredito que todas essas mudanças são para melhorar a mobilidade e a vida do jaraguaense”, destaca.

A opinião de que as alterações devem facilitar especialmente a rotina dos motoristas é compartilhada pelo supervisor Leonesio Volpi, que conta que em horário de pico, o trânsito fica muito pesado nas três ruas que terão mudanças.

“As filas tanto na Reinoldo quanto na Leopoldo Manke e Leopoldo Malheiro ficam enormes na hora de movimento”, finaliza.

As alterações passam a ter validade a partir da próxima segunda-feira (4), com sinalização de cones e placas indicativas.

 

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?