A 33ª Promotoria de Justiça de Florianópolis instaurou uma notícia de fato (procedimento que inicia uma investigação, geralmente a partir de fatos de conhecimento público) para apurar a informação de que, dos 753 cidadãos chamados a realizar testes rápidos para Covid-19, 37% não compareceram após múltiplos contatos e mensagens de texto.
Além disso, 9% dos que atenderam teriam se negado a fazer o teste e 17% dos agendados não compareceram.
Diante disto, o Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng solicitou esclarecimentos ao Secretário Municipal de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva.
O procedimento visa a apurar quais medidas estão sendo tomadas para que todas essas pessoas com sintomas da Covid-19 sejam testadas; o que está sendo feito quanto aos que se negam a realizar o teste; se o isolamento das pessoas que não foram testadas está sendo de alguma forma fiscalizado pelo município; e, por fim, se os cidadãos que não realizaram testes estão sendo contabilizados como “positivo” pela Vigilância Epidemiológica.
O prazo para a Secretaria Municipal de Saúde prestar esclarecimentos é de 48 horas. “Precisamos obter estas informações a fim de melhor orientar a população, evitando o alastramento da covid-19”, conclui Naschenweng.

Foto Studio OCP
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: