A solidariedade tem sido fundamental para amenizar os impactos sociais deste momento.

Por meio das contribuições de pessoas e empresas, o Movimento Juntos de Coração já doou até o momento 1.085 cartões vale-alimentação.

Cada cartão possui disponível o valor de R$ 60 que pode ser utilizado em supermercados, farmácias e distribuidoras de gás da rede credenciada junto à Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A triagem dos beneficiados da Campanha Juntos de Coração está contando com a orientação da Cruz Vermelha de Criciúma.

Nessa quarta-feira, mais 200 cartões vale-alimentação foram entregues e beneficiarão famílias de Criciúma e região.

Foram doados 40 cartões para compras ao Projeto Catando Amor, 20 cartões ao Instituto Show de Bola, 20 cartões para a Casa de Repouso Bom Jesus e 120 cartões ao Bairro da Juventude.

Cada cartão possui disponível o valor de R$ 60 que pode ser utilizado em supermercados, farmácias e distribuidoras de gás da rede credenciada junto à Associação Empresarial de Criciúma (Acic)/Fotos: Divulgação

A voluntária do Projeto Catando Amor, Mércia Tiscoski, conta que a iniciativa do trabalho surgiu neste momento emergencial devido à pandemia do novo coronavírus, para ajudar mais de 250 famílias da região.

“Estamos arrecadando doações de alimentos, materiais de limpeza, e roupas para os catadores de materiais recicláveis e suas famílias. Toda a cadeia da reciclagem parou e o impacto foi muito forte para essas pessoas. Agora também, com o retorno gradual, precisaremos de muitos materiais para os cuidados de higiene pessoal”, explana. “A contribuição em forma de cartão alimentação ajudará muito essas pessoas”, acrescenta.

O coordenador do Instituto Show de Bola, Juarez de Jesus, que atende 120 crianças e adolescentes, com oficinas de futebol e música, também conta com a solidariedade para ajudar as famílias.

“Estamos nos unindo e buscando ajudar aos que mais necessitam. A credibilidade do Projeto tem possibilitado o recebimento de muitas doações. O cartão que está sendo ofertado dá dignidade às famílias, que podem comprar o que realmente estão precisando".

Idosos

Com 23 idosos, a Casa de Repouso Bom Jesus também tem buscado superar os desafios deste período.

“Contamos com as doações e com os recursos de famílias que possuem idosos na casa. Muitos desses familiares também, com dificuldades, estão deixando de fazer as contribuições e as dificuldades vão aumentando. Temos 17 funcionários que precisam receber seus salários. Com certeza, essa ajuda da campanha fará a diferença neste momento”, coloca a gerente da Casa, Sônia Regina Crispim.

O coordenador de Mobilização de Recursos do Bairro da Juventude, Carlos Roberto Roncaglio, salienta que os cartões irão se somar às demais doações que estão sendo realizadas.

“Queremos expressar mais uma vez a nossa gratidão a todo o comitê de entidades da Campanha Juntos de Coração. Os cartões irão fortalecer as cestas básicas e os kits de higiene que já estamos fornecendo às famílias. É uma ajuda que vem a somar neste momento de crise, para que consigamos atender ainda mais as famílias do bairro”, ressalta.

“Está havendo uma participação e adesão muito boa da sociedade. Todos estão querendo ajudar não só com o Movimento Juntos de Coração, mas em outros movimentos de doação de recursos na cidade”, observa o coordenador do Comitê Executivo de entidades promotoras da Campanha, César Smielevski.

Quase 30 mil máscaras serão doadas à comunidade

As primeiras doações de máscaras faciais pelo Movimento Juntos de Coração também já foram realizadas.

A coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina em Criciúma recebeu 400 máscaras para doação à comunidade.

Incentivo e doação para uso de máscaras

Com a parceria da Abadeus e das empresas La Moda, Ufo Way e a Giassi.com será possível confeccionar aproximadamente 30 mil máscaras.

“Com o apoio das polícias e dos bombeiros já estamos deixando as máscaras para que esta proteção chegue a quem realmente precisa. Muitos não estão conseguindo ter acesso porque realmente está escassa ou não têm condições de comprar”, coloca o representante Regional da Defesa Civil de Santa Catarina em Criciúma, Nei Borges.

Sobre o movimento

O Movimento “Juntos de Coração” envolve, além da Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Criciúma, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Regional Sul, Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri) e o Sebrae Regional Sul.

A Somarsul (Lojas Maçônicas), Lions e Rotary Clubes de Criciúma, entidades integrantes do Forcri, bem como a Cruz Vermelha, Associação Empresarial de Içara (ACII), a Unicred Sul Catarinense e a Sicredi Sul SC, também estão unidas nesta iniciativa.

Os esforços estão sendo direcionados para levar alimentos às famílias mais vulneráveis, confecção e estímulo ao uso de máscaras faciais, adquirir equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde, kits de análise para identificação do novo coronavírus e para ações de apoio às micro e pequenas empresas de Criciúma e região.

A lista de estabelecimentos credenciados junto à Acic está disponível no site da campanha (www.juntosdecoracao.com.br).

Como doar

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações em dinheiro, nas contas bancárias abertas exclusivamente para esse fim.

Os dados são:

Banco: 748 (Sicredi)

Agência: 2604

Conta Corrente: 67432-0

Favorecido: Associação Empresarial de Criciúma – Acic

CNPJ: 83.663.203/0001-95 ou

Banco: 136 (Unicred)

Agência: 1401

Conta Corrente: 107130-0

Favorecido: Associação Empresarial de Criciúma – Acic

CNPJ: 83.663.203/0001-95

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: oi@juntosdecoracao.com.br ou no site da campanha: https://juntosdecoracao.com.br/.