“Morro do Defuntinho” vai virar área ambiental protegida em Guaramirim

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 07/08/2018 - 09:33

Uma faixa de vegetação com 280 hectares, localizada entre os municípios de Guaramirim e Schroeder, está prestes a se tornar Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). A unidade de conservação ambiental localiza-se no “Morro do Defuntinho” e, de acordo com levantamento da Prefeitura, possui rica flora e fauna.

Leia mais: Laboratório do Hospital São José deve reduzir tempo médio de internação

A área vinha sendo alvo de desmatamento, aterros e outros problemas ambientais. Por essa razão, foi realizado um trabalho junto ao Ministério Público, em gestões anteriores, que resultou no estudo e, depois, no projeto.

O levantamento foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Fundação do Meio Ambiente, junto à Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e antiga Fatma, hoje IMA (Instituto de Meio Ambiente).

Secretário mostra área mapeada no levantamento feito órgãos ambientais | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Foi feito mapeamento da área e a pesquisa também apontou dados sobre a vegetação e a animais que vivem nas matas. Naquela área, estão presentes lagartos, cobras, diversas espécies de pássaros, quatis, guaxinins, gambás, gato-do-mato, entre outros animais.

“A unidade de preservação parte do topo do Morro do Defuntinho, onde se tenta manter o máximo da mata nativa que existe naquela região, além dos mananciais. A principal nascente do rio Defuntinho está ali em cima”, aponta o secretário.

O projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores na gestão anterior, mas, na época, foi arquivado. Agora, deverá ser avaliado pelo Legislativo, que já solicitou mais informações à Prefeitura.

“Os vereadores fizeram um pedido de informação referente aos mapas e outros dados do levantamento. Por ser um estudo muito grande, não mandamos todas as informações de uma vez”, argumenta.

Corredor ecológico

Devido à proximidade da área de preservação e da BR-280, o secretário explica que já existe previsão de um elevado para os animais no projeto de duplicação, para que eles não atravessem a pista.

“É o primeiro projeto no Brasil elaborado com esse corredor ecológico. Hoje, a área é bem mais preservada do que no ano de 1978, por exemplo. Há mais vegetação. E o que queremos é que essa redução não ocorra novamente”, ressalta Assing.

O Morro do Defuntinho está localizado atrás do Fórum de Guaramirim. Existem proprietários que moram na área e, conforme o secretário, eles poderão permanecer, embora tenham que consultar a Secretaria do Meio Ambiente para fazer qualquer ampliação ou reforma em seus imóveis.

“Mas a questão principal é que não se mexa mais na vegetação que tem lá, preservando-se o máximo possível”, argumenta.

O que é uma Arie?

Imóveis que já existem poderão permanecer na área do Morro do Defuntinho | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região.

Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a Arie tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

História por trás do nome

Não há uma história oficial para o nome do morro. No entretanto, histórias que circulam pela cidade apontam que o nome surgiu depois que uma criança se perdeu na mata.

Um pai teria saído para caçar no morro e o filho – que sempre pedia para ir junto, mas recebia um não – resolveu ir atrás. Contavam os antigos moradores que ele nunca mais voltou.

Quer receber as notícias no WhatsApp?