Morar Bem: arquitetura industrial aplicada na nova sede do OCP

Por: Elissandro Sutil

07/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 07/05/2018 - 10:49

O projeto transformou um galpão industrial em uma das sedes mais modernas do setor de comunicação em Santa Catarina. A sensação, ao entrar nas novas instalações da Rede OCP News, é de imergir em um daqueles modernos espaços de coworking ou em cenários tão frequentes em filmes e seriados americanos.

O projeto e execução é da arquiteta Patrícia Mahfud da Silva Salerno, proprietária do Studio Casa. O galpão permitiu que se mantivesse a estrutura bruta, sem revestimentos na parte interna, com piso de cimento queimado e instalações elétricas aparentes.

Seguindo o conceito industrial, aumentaram-se as aberturas de janelas e portas com esquadrias em alumínio na cor preta, como uma releitura das amplas esquadrias de ferro e vidro, que valorizam a entrada de luz natural.

Se engana quem pensa que o estilo industrial não tem seu devido requinte. A paleta de cores com tons neutros: branco, cinza, preto e gelo, transmitem sobriedade e elegância aos ambientes, mas para que esses ambientes não ficassem monocromáticos, os espaços foram completados com cores vivas em alguns pontos como poltronas, tapetes, pendentes e peças de decoração.

https://ocponline.com.br/morar-bem-realize-o-sonho-de-ter-uma-piscina-em-casa/

O mobiliário tem design reto e utiliza detalhes em ferro e placas cimentícias foram usadas na fachada e na recepção.

No primeiro andar, foram elaborados grafites com elementos característicos de Jaraguá do Sul. Os trilhos do trem, morros, prática de esportes ao livre, atividade agrícola, indústrias, leitores do OCP e a própria sede da Rede são retratados na arte assinada pelo artista plástico Mário Salerno, compondo um ambiente de trabalho criativo.

A sede tem mais de 740 metros quadrados de área construída, divididos em dois andares. Cada espaço foi planejado pensando na funcionalidade, integração entre os colaboradores e conforto.

Para receber as redações, por exemplo, nada de divisórias: um ambiente amplo, alto, iluminado e com detalhes que fazem toda a diferença no dia-a -dia corrido de um jornal diário.

A estrutura conta com recepção, setor comercial, área de pesquisa, sala de reuniões, área de convivência, setor administrativo, telemarketing, presidência, mini auditório, estúdio de áudio e vídeo, cozinha, mural de fotos históricas e um ambiente moderno onde funciona a empresa de tecnologia BW2, ligada à Rede OCP News

Um dos locais mais queridos: a cozinha. Além de cadeiras e banquetas coloridas, que contrastam com os tons sóbrios dos móveis, sofás e uma iluminação aconchegante tornam o ambiente perfeito para a hora do descanso e confraternização.

Patricia Manfud da Silva Salerno • Arquiteta

Endereço: rua Exp. Gumercindo da Silva, nº100, Centro

E-mail: patricia@studiocasa.arq.br

Telefone: (47) 99956-1016

Leia mais

https://ocponline.com.br/161018-2/