Depois de um ano repleto de desafios e momentos difíceis, o Natal ganhou um significado ainda mais especial. Esse espírito natalino, recheado de amor e união, incentivou um grupo de vizinhos do Centro de Jaraguá do Sul a decorar pela primeira vez a rua onde moram para esta época de festas.

Cerca de dez pessoas que residem na rua Miguel Salai se reuniram no último domingo (13) para enfeitar alguns pontos da via, como os postes e árvores.

Em virtude da Covid-19, eles utilizaram máscaras de proteção durante a ação.

A ideia surgiu pela movimentação da moradora Aguinélia Maria Ponstein, que se inspirou em uma decoração natalina feita no ano passado em outro ponto do município.

"Eu achei muito bonito o que eles fizeram e decidi comprar TNT vermelho para enfeitar minha casa de uma forma semelhante. Conversando com uma amiga que também mora aqui, pensamos em realizar esta ação envolvendo toda a rua", comenta.

Foto Divulgação

Elas entraram em contato com a Polícia Militar, responsável pela Rede de Vizinhos, da qual os moradores da rua participam, e fizeram a proposta para que a organização da iniciativa acontecesse por meio do grupo de WhatsApp da rede.

"O objetivo era alegrar um pouco a rua e as pessoas que circulam por aqui", conta a moradora e uma das organizadoras da atividade, Edimara Elisa Cesari.

A iniciativa foi aceita pela comunidade e os detalhes começaram a ser definidos. Para enfeitar a rua, eles utilizaram tecido TNT nas cores vermelho, verde e branco.

A montagem começou na manhã de domingo e se estendeu até o fim do dia, com uma pequena confraternização regada a picolés após a finalização.

"Nosso Natal vai ser mais colorido. Ver as pessoas, principalmente as crianças, passando por aqui e comentando como está bonito é muito gratificante", aponta Aguinélia.

Edimara relata que enquanto os enfeites eram espalhados pela via, os vizinhos comentaram sobre a importância de tentar fazer deste Natal uma data mais alegre, considerando o momento atípico de pandemia que todos estão vivendo.

Foto Divulgação

"O resultado de tudo isso foi a interação de alguns moradores, através da troca de ideias, risos e muita conversa, fato este que não era comum acontecer antes por causa da rotina diária de cada um. Foi uma ótima experiência", destaca Edimara.

Ela observa que esta união entre as pessoas, mesmo que em pequenos gestos, torna o Natal ainda mais significativo e emocionante.

Para quem ficou curioso e deseja conferir o resultado de perto, a rua Miguel Salai fica no Centro da cidade e é onde está localizada a ponte pênsil que faz ligação com o bairro Baependi.

 

Telegram Jaraguá do Sul